Esposende sensibiliza população para a gestão de resíduos

23 Novembro 2021

IMG_20211012 (003)

Semana Europeia para a Prevenção de Resíduos

O Município de Esposende, através da empresa municipal Esposende Ambiente, e em parceria com a empresa Suma, empresa prestadora do serviço de recolha de resíduos indiferenciados no concelho de Esposende, está a desenvolver uma campanha de informação e sensibilização para a adequada gestão de resíduos.

A campanha consiste na colocação de autocolantes informativos nos contentores de recolha de resíduos indiferenciados, apelando ao uso correto dos contentores e ao fecho dos sacos e tampas, bem como à separação dos resíduos recicláveis para os ecopontos sempre que possível. Alerta-se ainda para o encaminhamento dos resíduos verdes e resíduos volumosos para destino adequado, por forma a desviar resíduos da deposição em aterro sanitário e promover práticas de compostagem e valorização que permitam ir de encontro às metas nacionais e comunitárias de reciclagem de resíduos.

Com esta iniciativa, o Município pretende que a população cumpra as regras de gestão de resíduos, devendo colocar os resíduos dentro do contentor com o saco fechado, e não depositando resíduos fora do contentor.

Esta campanha serve, ainda, para lembrar a existência de serviços dedicados para a recolha de resíduos volumosos e resíduos verdes. Estas recolhas podem ser agendadas através da Linha Verde 800 205 638 na área da cidade de Esposende, ou, no caso das freguesias, através da Juntas de Freguesia.

Esta ação coincide com um vasto leque de iniciativas que ocorrem a nível nacional e europeu no âmbito da Semana Europeia para a Prevenção de Resíduos, que decorre entre 20 e 28 de novembro, tendo por base o cumprimento dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, assumidos pelo Município.

A Esposende Ambiente apela a que, individual e coletivamente, os cidadãos unam esforços para uma gestão adequada dos resíduos, passando pela adoção de estratégias e ações que visem a implementação da política dos 3R’s: REDUÇÃO do consumo, REUTILIZAÇÃO de produtos e materiais e RECICLAGEM de resíduos.

Mais informações em: www.esposendeambiente.pt