Rede Social de Esposende proporcionou magusto-convívio na discoteca aos idosos

06 Novembro 2013
Cerca de 350 idosos do concelho de Esposende celebraram hoje o S. Martinho, com um magusto-convívio na discoteca Pacha, em Ofir - Fão.

A iniciativa decorreu no âmbito da Rede Social do Concelho, integrada no programa “Envelhecimento Activo”, e envolveu a participação de dez instituições do concelho com valência para a terceira idade, nomeadamente a ACARF – Associação Cultural, Artística e Recreativa de Forjães, ASCRA – Associação Social, Cultural e Recreativa de Apúlia, CICS – Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro, Centro Social da Juventude de Belinho, Centro Social da Juventude Unida de Marinhas, Centro Social e Paroquial de Curvos, Esposende Solidário, Fundação Lar Santo António, de Forjães, Santa Casa da Misericórdia de Esposende e da Santa Casa da Misericórdia de Fão.

Paralelamente ao magusto-convívio realizou-se o 1.º Torneio Interinstitucional de Boccia, cuja organização esteve a cargo da ASCRA, torneio que se disputou por eliminatórias, sendo que, na final, o Centro Social da Juventude Unida de Marinhas derrotou o Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro por 8-3, sagrando-se vencedor. Os jogos decorreram num clima de grande animação e salutar competição, com as respectivas claques a incentivarem os jogadores.

O 1.º Torneio de Boccia resulta do projecto camarário “Envelhecer em Comunidade”. Esta acção consistiu, por um lado, na prática do Boccia pelos utentes das instituições de cariz social do concelho, e, por outro, na Etnobiografia dos Jogos Tradicionais, que se traduziu no registo audivisual de testemunhos destes jogadores sobre os jogos que praticaram na infância e juventude.

Após o torneio de boccia, a animação prosseguiu com a música e a dança, com os idosos a participarem de forma entusiasta. No final do almoço foi tempo de saborear as castanhas e dar continuidade à festa, que se prolongou pela tarde fora.

Na qualidade de Presidente da Rede Social, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, marcou presença na iniciativa e usou da palavra para realçar a importância deste tipo de eventos para a comunidade idosa, assegurando que o Município tudo fará para manter as iniciativas que vem realizando, dando como exemplos a Festa dos Santos Populares e o Passeio a Fátima. O Autarca deixou claro que esta franja da população continuará a merecer toda a atenção do Município e louvou o trabalho que é desenvolvido pelas instituições do concelho junto dos idosos.

Benjamim Pereira deixou, de resto, um conjunto de agradecimentos a todos quantos colaboraram na organização do magusto-convívio e do torneio de boccia, nomeadamente Pacha, Unicer, Santa Casa da Misericórdia de Fão, Bombeiros Voluntários de Fão, Agrupamento de Escolas de Marinhas, empresas municipais Esposende 2000 e Esposende Ambiente e instituições participantes, considerando que é muito importante proporcionar momentos de convívio e de lazer aos idosos.