Inaugurada estátua a S. Pedro no Bairro da Central

17 Agosto 2021

pedro1
Foi hoje inaugurada a escultura de S. Pedro, no bairro da Central, na zona sul da cidade de Esposende. Venerado por pescadores, há muitos anos que a comunidade reclamava a colocação do ícone. Mercê do trabalho de colaboração entre a Associação Cultural Recriativa dos Amigos dos Idosos de Esposende (ACRAIE), da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de Esposende foi possível cumprir o sonho. E a comunidade compareceu em peso, respeitando distanciamento, mas demonstrando a importância que S. Pedro tem para a população.
Eduardo Costa, presidente da ACRAIE, recordou a veneração da comunidade da zona sul da cidade de Esposende a S. Pedro, “apesar de não existir uma capela, será agora possível exteriorizar a nossa devoção pelo padroeiro dos pescadores”.
Recordando as tormentas de quem desafia as vagas e a agitação marítima, Eduardo Costa encontrou na “fé inabalável” a justificação para persistir nos projetos de vida. Seja na faina, seja na construção de uma estátua a S. Pedro.
Benjamim Pereira, presidente da Câmara Municipal de Esposende reconheceu as dificuldades do processo de construção da estátua a S. Pedro, “com longas décadas” e destacou o trabalho desenvolvido pela ACRAIE, na área social, lembrando “o tanto que tem feito pelas pessoas”.
“Estou feliz por cumprir uma promessa e ver a comunidade com um sonho concretizado, porque a comunidade piscatória é a fiel representante de Esposende”, disse Benjamim Pereira.
Tiago Miranda, secretário da Junta da União de Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra disse que esta “concretização de uma aspiração da população do sul de Esposende, permite criar um espaço que deve ser determinante no reforço da tradição”.
A estátua a S. Pedro foi esculpida pelo escultor Américo Abreu.