Escultura assinala em Forjães os 150 anos sobre o nascimento de Rodrigues de Faria

10 Agosto 2021

235171803_234305655241851_7179431370413071885_n
Forjães homenageou, hoje, Rodrigues de Faria, inaugurando uma escultura àquele benemérito, no espaço fronteiro à escola por ele erigida. Esta cerimónia foi antecedida pela entrega, pelo presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, da chave do novo armazém da Junta de Freguesia de Forjães.
A importância que Rodrigues de Faria teve para Forjães, para o concelho de Esposende e para toda a região envolvente mereceu o destaque do presidente da Câmara Municipal de Esposende. Benjamim Pereira lembrou que a escola mandada construir por Rodrigues de Faria “acolheu milhares de alunos de toda esta região envolvente, mesmo sendo de concelhos vizinhos de Viana do Castelo e Barcelos. A sua visão vanguardista estipulou como prioritário o acesso dos mais jovens ao ensino. Rodrigues de Faria abriu novas perspetivas de futuro para muitas crianças de Forjães e das redondezas”, lembrou o presidente da Câmara Municipal de Esposende, enfatizando humildade do benemérito.
“Rodrigues e Faria doava e contribuía para grandes obras, mas não queria que o seu nome figurasse nas fachadas. Aqui, em Forjães, construiu um verdadeiro centro escolar e, na inauguração não marcou presença na cerimónia”, recordou Benjamim Pereira.
Por seu turno, Manuel Ribeiro, presidente da Junta de Freguesia de Forjães, lembrou “o enorme legado que este forjanense deixou, revelando toda a sua visão e humanismo, pois, já há um século sabia que a instrução seria determinante para o futuro da população”.
António, Nuno e Vânia Mendanha são os autores da nova escultura de Rodrigues de Faria e António Mendanha recordou que, “apesar da dimensão que esta homenagem atinge, nunca será suficiente para traduzir a obra de Rodrigues de Faria”.
O pavilhão que o presidente da Câmara Municipal de Esposende entregou hoje à Junta de Freguesia, no valor de 195 mil euros, resulta de um acordo que envolve, também, a Associação Social, Cultural, Artística e Recreativa de Forjães (ACARF) e o Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães (GADTF), que passou a utilizar o antigo edifício da Junta como sua sede.