Parque Infantil da Caravela vandalizado

30 Julho 2021

caravela 1
Quando estava prestes a ser reaberto ao público, após obras de remodelação que rondaram os 47 mil euros ao Município de Esposende, o Parque Infantil da Caravela foi alvo de atos de vandalismo, durante a última madrugada. Inaugurado a 19 de agosto de 2008, no âmbito da 3.ª fase de requalificação da zona ribeirinha, tendo custado 250 mil euros, o parque foi, pela primeira vez, alvo de uma intervenção profunda.
Durante a última madrugada, a Caravela foi alvo de atos de vandalismo, danificando os mastros e os cabos que os suportam. A GNR de Esposende foi chamada ao local para tomar conta da ocorrência.
O Município de Esposende vem, mais uma vez, repudiar os atos de vandalismo sobre os equipamentos e espaços públicos concelhios. Em setembro de 2020, apesar de interditos, devido situação de contingência decorrente da pandemia, o mesmo Parque da Caravela e o Parque Infantil do Bairro da Central foram vandalizados. Na ocasião, também foram registados estragos na Ecovia do Litoral Norte, em Cepães.
Mais uma vez, constata-se que houve intenção clara e deliberada de danificar os equipamentos e, perante os atos praticados, pelos cabos arrancados que vergaram os mastros, fica provado que os estragos não decorrem da ação de crianças.
A Câmara Municipal vem desta forma expressar a sua indignação e repudiar veementemente estes atos e informa que irá apresentar às autoridades queixa contra desconhecidos por este atentado inadmissível contra o Património.
Estas ações resultam em elevados prejuízos, lesando o património e o erário públicos, razão pela qual devem merecer a ação da população, vigiando e denunciando, juntos das autoridades competentes.
O Município de Esposende reitera o apelo para que todos os munícipes colaborem na preservação deste património, comunicando os atos de vandalismo e de desrespeito que eventualmente presenciem.