Município de Esposende presta homenagem ao Forjães Sport Clube pelo regresso ao campeonato nacional

02 Julho 2021

image00004

O Município de Esposende prestou homenagem à equipa do Forjães Sport Club, pela conquista do título de Campeão da Pró Nacional da Associação de Futebol de Braga, na época desportiva 2020/2021, numa cerimónia que decorreu, ontem ao final da tarde, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Na receção à direção, equipa técnica e atletas do clube, o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, expressou palavras de felicitação pelo título alcançado que volta a posicionar o Forjães Sport Club no campeonato nacional, um feito que orgulha a vila de Forjães e o Município de Esposende. Destacou, por isso, o trabalho, o esforço e a dedicação que resultaram na conquista do título, um exemplo e um fator de motivação para todos num contexto de pandemia, notou. “Dignificaram o concelho e as suas gentes e isso é um exemplo para os demais”, afirmou.

Era vontade do Município dar maior dimensão à homenagem, contudo, por força das contingências da pandemia, houve necessidade de ajustar o evento às condicionantes, referiu Benjamim Pereira, vincando que, ainda assim, o palco escolhido não poderia ser mais nobre.

Aludindo à “rica história” do Forjães Sport Club, o Presidente da Câmara Municipal destacou o percurso que vem sendo trilhado ao longo dos últimos 54 anos, sem qualquer interregno, salientando, por um lado, a estabilidade financeira do clube, fator que muito preza, e, por outro, a sua dimensão e dinâmica, envolvendo quase duas centenas de atletas. Neste contexto, afirmou que o Município tem garantido, dentro das suas capacidades financeiras, apoio ao clube, seja através da requalificação das instalações desportivas, seja por via dos contratos programa, que abrangem também os demais clubes concelhios, garantindo, assim, apoio à formação. Recordou, a propósito, que o Município investiu, na época 2018/2019, 260 mil euros e, na última época, 290 mil euros.

“Em equipa que ganha não se mexe”, afirmou Benjamim Pereira, manifestando assim apoio à direção liderada por Virgílio Oliveira, por todos conhecido como Joca Oliveira, bem como à equipa técnica de Carlos Viana, lembrando que a freguesia de Forjães está também ao lado do clube. A todos saudou, lembrando, ainda, os fundadores, os dirigentes e atletas que passaram pelo clube.

O presidente da Direção do Forjães Sport Clube, Joca Oliveira, agradeceu à Câmara Municipal a “bonita homenagem” e expressou “um orgulho muito grande” pela conquista do título, que “engrandece e honra o nosso clube”. Aos atletas chamou de campeões e heróis”, agradecendo o seu empenho e dedicação, e aproveitou a oportunidade para solicitar mais apoio do Município, antevendo um cenário de maior exigência no futuro.

O treinador Carlos Viana destacou o feito alcançado, considerando-o muito importante e um prestígio para o clube, para a vila de Forjães e para o concelho, na medida em que colocou Esposende no mapa do futebol nacional. Em jeito de balanço, recordou o trabalho e a determinação dos atletas, o empenho da direção, bem como o apoio fundamental da claque e da própria população de Forjães. “As coisas só são impossíveis até acontecerem”, concluiu.