Inaugurada obra da Avenida de S. Martinho em Gandra

13 Junho 2021

199271585_1244158629356382_4095700465561389084_n
Foi hoje oficialmente inaugurada a intervenção na avenida de S. Martinho, em Gandra, onde foi investido cerca de um milhão de euros, totalmente suportado pelo Município de Esposende e permitiu promover a requalificação urbana desta importante via.
“Mais que engrandecer a nossa obra, estou aqui para explicar como decorreu o processo e, apesar de não ser nossa responsabilidade, pedir desculpa à população pelo atraso da obra. O atraso ficou a dever-se ao incumprimento por parte da empresa que venceu o segundo concurso público e, nesse processo, a Câmara Municipal não tem ter qualquer interferência, limitando-se a cumprir as regras do Código da Contratação Pública”, começou por dirigir-se à população o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.
O autarca lembrou que esta foi “uma obra sempre adiada”, porque implicava que a totalidade do suporte financeiro fosse assegurada pela Câmara Municipal. “Não houve ajudas comunitárias e por isso, trata-se de uma obra que teve de ser bem ponderada, tendo sido indicada pela Junta de Freguesia como a obra prioritária”, justificou, apontando já para outras intervenções a fazer na freguesia, como o alargamento do cemitério e a construção da casa mortuária, além da pavimentação de vias.
Por fim, Benjamim Pereira garantiu empenho “em cumprir a palavra dada aos esposendenses”, apesar das contrariedades decorrentes da COVID-19 e do facto de, em mais de sete anos que presido à autarquia, ter lidado quase seis, com governos de cor política diferente, o que implica uma capacidade de diálogo e reivindicação permanentes e empenho acrescido”. Por último, Benjamim Pereira lembrou as adversidades acrescentadas pela autêntica perseguição que está a ser feita ao executivo e à sua pessoa, nomeadamente pelas constantes queixas apresentadas junto da PJ e do Ministério Público, Tribunal de Contas e Inspeção Geral de Finanças, “para criar entraves até na vida privada das pessoas, o que denota uma total incapacidade e falta de argumentos políticos. Já em termos de propostas para melhorar o concelho são pessoas sem ideias que passam mandatos sem apresentar projetos”.
Para António Neves, membro da Junta da União de Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, esta obra revestiu-se de dificuldades acrescidas, “porque era uma rua consolidada e é complicado pedir às pessoas para cederem terreno para alargar a via, nessas condições”.
Por seu turno, o presidente da Junta da União de Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, Aurélio Neiva agradeceu “o contributo e colaboração dos proprietários dos terrenos”, lembrando que Gandra é das freguesias que melhor índice apresenta, em termos de abastecimento de água, saneamento e gás.
Com esta intervenção na avenida de S. Martinho foi possível conferir um perfil urbano à avenida que constitui o principal acesso a Gandra. Foram beneficiadas as redes de saneamento e de abastecimento de água, executada a rede de águas pluviais, alargada a via, construídos passeios e baías de estacionamento, plantadas árvores e instalado mobiliário urbano.
Sendo um importante eixo na circulação rodoviária do concelho, nomeadamente na ligação à zona de grande procura turística que é a Barca do Lago e à freguesia de Gemeses, o Município de Esposende decidiu concretizar e suportar, na integra, uma obra que é considerada estruturante.