Esposende, um concelho que promove, acolhe e valoriza a diversidade

02 Junho 2021

O Município de Esposende associou-se à celebração do Mês Europeu da Diversidade, que a Comissão Europeia promove em maio, com o objetivo de sensibilizar para a importância da Diversidade e Inclusão da sociedade em geral, este ano com um foco especial na diversidade étnica.

A Câmara Municipal de Esposende, subscritora da Carta Portuguesa para a Diversidade desde 2017, comemorou este mês com diversas iniciativas, das quais se salienta a realização de uma ação de formação sobre linguagem inclusiva, dirigida aos colaboradores da autarquia. Simultaneamente, e num trabalho de proximidade e inclusão, promoveu também a realização de um vídeo, onde cidadãos oriundos dos mais diversos países e residentes em Esposende partilham o seu olhar sobre a diversidade e sobre a sua integração localmente.

Além de subscritor da Carta Portuguesa para a Diversidade, o Município é membro do Núcleo Norte da Associação Portuguesa para Diversidade e Inclusão e integra os Grupos de Trabalho de Responsabilidade Social e de Desenvolvimento Organizacional.

Neste contexto, importa relembrar que Esposende acolheu recentemente um grupo de refugiados sírios e iraquianos, estando prevista a integração, a muito curto prazo, de mais um grupo de pessoas na comunidade local.

Todas estas iniciativas demonstram o empenho que Esposende e o Município, em particular, têm tido no sentido de contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, sempre numa perspetiva da promoção da redução das desigualdades, numa comunidade mais sustentável, nomeadamente sob o ponto de vista da coesão social e da qualidade de vida de toda a população.

Veja o vídeo de Esposende, um concelho que promove, acolhe e valoriza a diversidade! Disponível em: https://youtu.be/51nSTpPL7ik