Esposende Ambiente recebeu selo de «Qualidade exemplar da água para consumo humano»

29 Novembro 2013
A empresa municipal Esposende Ambiente recebeu, no passado dia 27 de novembro, o selo de «Qualidade exemplar da água para consumo humano», em cerimónia realizada durante a 8.ª Expo Conferência da Água, que decorreu em Oeiras.

No universo das 403 entidades que prestam o serviço de abastecimento público de água em Portugal, a Esposende Ambiente integra o lote das 61 que foram distinguidas pelo júri. O selo de “Qualidade exemplar da água para consumo humano” resulta de uma parceria entre a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e o Jornal Água&Ambiente, que conta com a colaboração da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental, da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

Esposende continua a liderar o ranking dos concelhos da região Norte com Água Segura. Em 2012, apenas seis dos 86 concelhos nortenhos apresentaram um indicador de 100% de Água Segura (indicador de água controlada e de boa qualidade), nomeadamente Esposende, Paços de Ferreira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia. Esposende destaca-se também por ser o único concelho que, entre 2004 e 2012, manteve 100% no indicador Água Segura.

De notar que somente 28 concelhos de Portugal Continental registaram, em 2012, o indicador Água Segura, representando 10% do número total de municípios.

Esposende é, pois, um Município exemplar, apresentando excelentes níveis de qualidade da água na torneira do consumidor. A água distribuída no concelho, pela empresa municipal Esposende Ambiente, para além de estar bem controlada, apresenta qualidade excelente, pelo que os esposendenses podem beber água da torneira com confiança. O controlo de qualidade cumpre na íntegra todos os requisitos legais, tanto ao nível do cumprimento dos valores paramétricos como da frequência mínima de amostragem.

Recorde-se que a Esposende Ambiente executa um Programa de Controlo da Qualidade da Água, devidamente aprovado pela ERSAR, que contempla a realização anual de cerca de 800 análises na torneira de 108 consumidores do concelho. Complementarmente, realiza um Plano de Controlo Operacional, que contempla a realização anual de cerca de 1 100 análises em 90 pontos de amostragem distribuídos pelo concelho e o controlo regular da concentração de cloro e da pressão em mais de 120 diferentes pontos distribuídos ao longo da rede pública de abastecimento de água.

O selo de “Qualidade exemplar da água para consumo humano” associa a Esposende Ambiente a uma marca única identificativa da qualidade do serviço prestado aos utilizadores.