Esposende acolheu final do concurso de jovens talentos da gastronomia

13 Maio 2021

jtg1

Decorreu em Esposende a final nacional do concurso Jovem Talento da Gastronomia direcionado a jovens profissionais e a estudantes de hotelaria e restauração a frequentar as escolas em Portugal, ou jovens profissionais que se submetem a avaliação em cinco categorias.
O concurso Jovem Talento da Gastronomia visa a valorização profissional dos chefes de cozinha, promovendo uma gastronomia mais contemporânea. Esta visão entronca naquela que tem sido a dinâmica adotada pela Câmara Municipal de Esposende, com forte vocação turística, da qual emerge o evento gastronómico “Março Com Sabores do Mar”, promovendo a melhor gastronomia oferecida pelas diversas unidades de restauração, e onde a forte componente didática leva à participação das escolas do concelho, fomentando uma alimentação saudável junto dos mais novos e desafiando-os a por à prova a sua criatividade na elaboração de receitas inovadoras e na confeção das mesmas, onde o peixe tem que estar presente. A ação prossegue com a oferta de cursos que a Escola Profissional de Esposende desenvolve, preparando profissionais para entrada no mercado de trabalho, ou para prosseguimento de estudos, cuja oferta formativa identitária, destes cerca de 25 anos, se tem focado muito nas áreas de hotelaria e restauração.
A este nível, perspetiva-se o registo de um salto qualitativo nesta área, com a entrada em funcionamento do polo do IPCA, onde vão ser ministrados Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), com duração de dois anos, na área da gastronomia e do Turismo.
Na sessão de encerramento, a vereadora com a área funcional da Educação, Angélica Cruz, destacou os “importantes desafios que se perspetivam para o futuro da gastronomia”, enfatizando a vocação turística do concelho “que tem conseguido atrair muitos turistas, devido à excelência da gastronomia local”.
Jovem Talento da Gastronomia funciona em formato concurso, desde 2012, e é um importante ponto de contacto dos jovens em construção de carreira com toda a comunidade gastronómica. Funciona como uma rampa de lançamento para os participantes, estimula a aprendizagem e aumenta o leque de oportunidades.
Este ano, sob o tema “Que Gastronomia Para o Futuro de Portugal?” e com coordenação de Paulo Amado, o concurso atentou aos estudantes de gastronomia e privilegiou a formação, com partilha de casos práticos e novas tendências por parte de vários profissionais na área. As provas de cozinha, mesa e bar realizaram-se na Escola Profissional de Esposende, nos dias 10 e 11 e 12 de maio, encerrando com o Fórum JTG “Que Gastronomia Para o Futuro de Portugal”? que decorreu no Hotel Suave Mar, dedicado aos estudantes de gastronomia, com temáticas diversificadas e atuais como “Gerir um restaurante em tempos de crise”, “Futuro da Indústria” e “Como se faz uma constelação”, abordados por nomes de referência nacional como António Loureiro, Luís Gaspar, Aurora Goy, Miguel Castro e Silva e João Pupo Lameiras, que constituíram oportunidades de crescimento profissional para todos os participantes.
Esposende, na edição deste ano, dignificou este evento de relevância nacional que, certamente, terá marcado positivamente os participantes pelas experiências vividas e pelo aprofundar de conhecimentos numa área cuja importância e visibilidade se têm acentuado nos últimos anos.