Projeto Municipal Rumo ao Sucesso sensibiliza alunos para uso da máscara

05 Maio 2021

IMG-20210504-WA0003

Considerando a atual situação de pandemia e impondo-se que cada um se constitua como agente de saúde pública, o Projeto Municipal Rumo ao Sucesso tem vindo a trabalhar, junto da comunidade escolar do concelho, a temática “Cuidados Básicos de Higiene”, através da atividade “A Máscara, porquê e como?”.

O novo “normal” transformou o dia-a-dia: novas rotinas e novas regras, tendo emergido um novo objetivo comum – não ser infetado nem infetar. Neste sentido, os alunos desempenham um papel fundamental, quer enquanto indivíduos quer enquanto agentes de divulgação perante os seus pares e perante os mais velhos. Cientes desta realidade, procurou-se capacitar os alunos do 5.º ano para a adoção de todas as medidas de prevenção face à COVID-19, em particular para a utilização correta da máscara.

As sessões, realizadas quer em regime presencial quer em regime online, abrangeram todas as turmas do 5.º ano dos dois agrupamentos de escolas, nomeadamente 11 turmas no Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira e 6 turmas no Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio, envolvendo 321 alunos.

Os alunos ficaram a conhecer um pouco melhor o vírus, a doença e as formas de prevenção, tiveram a oportunidade de assistir a uma demonstração prática sobre o papel da máscara na contenção do contágio, avaliaram comportamentos errados simulados pelos alunos do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde da Escola Secundária Henrique Medina e responderam, ainda, a um quizz sobre o tema trabalhado.

O entusiasmo, a curiosidade e a participação ativa dos alunos são indicadores claros do seu interesse e motivação para este tipo de ações. O sucesso destas sessões espelha a importância da articulação entre as diferentes entidades que servem o município em prol da sua população escolar, enquadrando-se nos eixos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Por sua vez, os docentes que assistiram às sessões foram convidados a responder a um pequeno questionário, tendo sido unânime o elevado grau de satisfação dos mesmos. A maior parte dos comentários realça o dinamismo, a interação com os alunos, a pertinência do tema e a objetividade da apresentação, como principais aspetos positivos.

Este Projeto resulta do trabalho colaborativo entre a Câmara Municipal (Projeto Municipal Rumo ao Sucesso – valência das Ciências Experimentais), o ACES Cávado III Barcelos/Esposende (Saúde Escolar), a Escola Secundária com 3.º Ciclo Henrique Medina e os coordenadores do Projeto de Promoção e Educação para a Saúde (PES) de ambos os Agrupamentos.

Noutro contexto, o Projeto Rumo ao Sucesso tem promovido atividades na área das Ciências Experimentais com o objetivo de fomentar a literacia científica, através da realização de atividades de caráter mais prático/experimental. Ao longo do presente ano letivo, estabeleceram-se dinâmicas de articulação em regime de coadjuvação curricular na Educação Pré-Escolar, no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, abrangendo um total de 348 alunos em ambos os Agrupamentos de Escolas do concelho.