Esposende integra roteiro da 4.ª Bienal Internacional de Artes de Gaia

30 Abril 2021

_DSC0016

Esposende vai acolher um polo de exposição da 4.ª Bienal Internacional de Artes de Gaia. Apesar de o evento estar concentrado na antiga fiação de Crestuma, em Lever, uma das propostas desta edição passa por levar a arte para fora dos limites do concelho de Vila Nova de Gaia, pelo que serão realizadas exposições em oito polos, entre os quais Esposende, Município que, desde o início, anuiu entusiasticamente ao desafio de acolher e de se associar a este grandioso evento.

Assim, amanhã, dia 1 de maio, será inaugurada, no Centro de Informação Turística (CIT), uma exposição de oito artistas plásticos, quatro dos quais são do concelho de Esposende, nomeadamente Jorge Braga, Dulce Atilano, Cláudio Alves e Diógenes Martins. Os restantes artistas são Adias Machado (Riba de Ave), Mutes (Arcos de Valdevez), Luiz Morgadinho (Lisboa) e de Rosa Vaz (Braga).

Esta exposição, que tem a curadoria do artista esposendense Jorge Braga, estará patente ao público até ao dia 30 de junho, podendo ser visitada no horário de funcionamento do CIT, ou seja, de segunda-feira a sexta das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00, e ao fim de semana em horário ajustado às medidas governamentais que venham a ser decretadas a partir de 3 de maio, sendo que, logo que as condições o permitam, o horário a vigorar será das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00. Quem pretender uma visita guiada à exposição, terá que fazer o prévio agendamento, através do contacto do Centro de Informação Turística 253 961 354.

Sob o lema “Uma Bienal de Causas” e tendo subjacente o propósito de agitar consciências, a 4.ª Bienal Internacional de Artes de Gaia, reúne, no seu conjunto, mais de 500 artistas de 17 nacionalidades.

Ao associar-se a este evento cultural, que conta com o apoio do Ministério da Cultura e da Direção Geral de Artes, o Município de Esposende está a contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.