Esposende Ambiente assinala a Semana Segurança e Saúde no Trabalho

30 Abril 2021

Com o intuito de sensibilizar os seus colaboradores para as questões da segurança e saúde no trabalho, e de modo a assinalar o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, que se comemora a 28 de abril, a empresa municipal Esposende Ambiente está a desenvolver internamente, ao longo desta semana, um conjunto de iniciativas relacionadas com esta tão abrangente temática.

Através de um conjunto de materiais, que vão circulando na empresa em diversos suportes, são abordadas várias questões, no sentido de alertar, recordar e sensibilizar os trabalhadores para a segurança e saúde no trabalho.

Assim, na segunda-feira, dia 26, o foco esteve centrado na Movimentação Manual de Cargas, com um conjunto de conselhos sobre as posturas e os movimentos mais adequados na salvaguarda da saúde dos trabalhadores. Na terça-feira, dia 27, foi abordada a questão do Ruído e o seu impacto numa possível perda auditiva. Deste modo, além da sensibilização para a adoção dos equipamentos de proteção indispensáveis nas diversas situações de risco, os colaboradores foram alertados para as consequências irreversíveis que esta situação acarreta. Ontem, Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, decorreram simulacros nos vários edifícios da empresa, incidindo sobretudo, dada a atual situação pandémica, no procedimento de evacuação. Ontem, dia 29, o foco foi a Ergonomia em Teletrabalho, um tema bastante atual e que muitos profissionais acabam por descurar, dada a mudança do seu ambiente de trabalho, por via do teletrabalho. Por fim, hoje, o dia e dedicado aos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), tanto mais em tempos de pandemia em que novos equipamentos vieram juntar-se aos habituais, como é o caso das máscaras.

O Dia Mundial para a Segurança e a Saúde no Trabalho tem como objetivo sensibilizar para a prevenção de acidentes e doenças profissionais a nível mundial. A pandemia Covid-19 leva governos, empregadores, trabalhadores e a população em geral a enfrentar desafios sem precedentes, tais como os múltiplos efeitos que esta tem no mundo do trabalho, na economia e na sociedade em geral. Este ano, a efeméride está focada na abordagem das estratégias de fortalecimento dos sistemas nacionais de segurança e saúde ocupacional (OSH) para a construção da resiliência, de modo a enfrentar crises agora e no futuro, a partir das lições aprendidas e experiências do mundo do trabalho.

Neste contexto, é claro o comprometimento da Esposende Ambiente com a saúde e segurança dos seus trabalhadores, razão pela qual implementa e tem certificado, desde 2013, um sistema de gestão da Segurança e Saúde no Trabalho. Desta forma, a empresa municipal está a dar o seu contributo para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, nomeadamente no que concerne a Trabalho Digno e Crescimento Económico (ODS 8).