Presidente Benjamim Pereira comprova execução do plano de investimento em Antas

16 Abril 2021

2

A freguesia de Antas esteve, hoje, na agenda do Presidente da Câmara Municipal de Esposende. No âmbito das visitas às freguesias para aferir a execução do plano de investimento no concelho, Benjamim Pereira dedicou a tarde desta sexta-feira a Antas, fazendo-se acompanhar nesta jornada pelo Presidente da Junta, José Viana, e respetivo executivo.

Ao mesmo tempo que pôde verificar in loco as intervenções realizadas no âmbito do protocolo de cooperação que contemplou a atribuição de 30 mil euros a cada freguesia, Benjamim Pereira teve, também, oportunidade de abordar com a Junta de Freguesia um conjunto de novos investimentos, que correspondem ao projeto de desenvolvimento para a freguesia delineado em parceria com o Município.

A jornada iniciou-se com a visita à Escola Básica de Guilheta, onde a Câmara Municipal procedeu à requalificação da Polidesportivo, num investimento de aproximadamente 44 000 euros. O equipamento estará, em breve, de novo disponível para usufruto da comunidade escolar e, também, da população da freguesia.

Seguiu-se o complexo desportivo do Antas Futebol Clube, onde puderam verificar o andamento dos trabalhos de regularização do piso do recinto do Campo de Jogos, intervenção que a Junta de Freguesia está a efetuar e que é financiada pelo Município ao abrigo da estratégia de apoio ao associativismo desportivo, num investimento próximo dos 15 000 euros.

Na envolvente da capela de Santa Tecla, ficou, recentemente, concluída a instalação da rede de iluminação, no âmbito do acordo de cooperação estabelecido entre a Câmara Municipal, Junta de Freguesia e Fábrica da Igreja de S. Paio de Antas. Na visita ao local foi abordada também a questão da construção de instalações sanitárias, prevista no referido acordo de parceria, nomeadamente a definição do local.

O roteiro incluiu, igualmente, a visita às ruas da Bouça, da Padeira e da Carvalha que foram alvo de intervenções de pavimentação, concretizadas com o apoio do Município, sendo que as duas últimas foram executadas ao abrigo do referido protocolo de parceria. Ainda em matéria de beneficiação da rede viária, vai ser concretizada a pavimentação do Beco dos Azevedos, tendo o autarca José Viana referido a necessidade de intervenção na Rua do Monte de Guilheta, para beneficiação do piso, e na Rua do Descampado, esta para pavimentação.

Ainda neste contexto, os autarcas analisaram o projeto de beneficiação e alargamento da Estrada Municipal que liga Antas a Forjães. O Presidente Benjamim Pereira salientou que esta intervenção é da maior relevância para conferir condições de segurança de circulação rodoviária, na medida em que a via apresenta perigosidade em determinados pontos. Apelou, a propósito, à compreensão dos proprietários dos terrenos para cedência das parcelas necessárias à concretização da obra. Garantiu que a obra vai ser concretizada faseadamente, estando a primeira fase orçada em aproximadamente meio milhão de euros, e adiantou que já em elaboração o projeto com vista ao lançamento do concurso público da obra.

Benjamim Pereira deu nota também de que o Município vai avançar com a aquisição de um terreno propriedade da Fábrica da Igreja para proceder à abertura da futura rua Cachada de Cima, dando, assim, cumprimento a um anseio da Junta de Freguesia que possibilitará a melhoria e alargamento da rede viária local.

O presidente da Junta aproveitou a visita do presidente da Câmara Municipal para abordar a possibilidade de alargamento da rede de saneamento ao Aldeamento de Almozerne, bem como a necessidade de intervenção no edifício da sede da Junta de Freguesia.

Os autarcas deslocaram-se, ainda, à Ponte do Sebastião, sobre o rio Neiva, que foi alvo de uma intervenção de reconstrução, que orçou em 87 900 euros e que foi custeada, em partes iguais, pelos municípios de Esposende e de Viana do Castelo. Esta ligação pedonal reveste-se da maior relevância, dado que se trata de um local de passagem dos peregrinos dos Caminhos de Santiago.

Nesta deslocação a Antas, Benjamim Pereira foi também à Casa da Música, onde foi abordado o projeto de ampliação das instalações que a direção da Banda de Música pretende concretizar.