Município de Esposende integra Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude

01 Março 2021

O Município de Esposende vai integrar a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude. Com a adesão a esta plataforma da Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), estreitam-se, ainda mais, os compromissos assumidos pela Câmara Municipal de fazer evoluir as políticas locais da juventude, numa lógica colaborativa e de partilha de boas práticas associativas e municipais.

Criada no final de 2020 pela FNAJ, com a missão de consolidar a ligação e a cooperação entre o movimento associativo juvenil e as autarquias, esta rede é pioneira na conceção, implementação e avaliação de políticas locais de juventude estruturantes e sustentáveis, potenciando uma abordagem inovadora das questões da participação jovem.

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende refere que “o convite da FNAJ, prontamente aceite, surge em reconhecimento pelas políticas de juventude que o Município tem desenvolvido, desde atividades desportivas, educativas, culturais e sociais”. Benjamim Pereira sublinha que o papel desta Rede pioneira será “preponderante”, enquanto plataforma de contacto e compromisso do movimento associativo juvenil e do poder local.

A integração do Município de Esposende nesta Rede eleva, pois, o seu atual compromisso com os jovens do concelho e as suas organizações para a criação de mais e melhores políticas próximas dos jovens, por meio da partilha de boas práticas, da criação de estratégias e da promoção de sinergias associativas e municipais, impulsionadoras da emancipação e de uma maior participação cívica da juventude.

Entre as vantagens da adesão a esta iniciativa destaca-se o acesso a uma rede nacional com partilha de boas práticas municipais em matérias de políticas de juventude; a criação de sinergias, contactos e partilha de informação privilegiada num grupo restrito; e a participação prioritária e acesso a seminários e cimeiras sobre “Associativismo e Juventude”, assentes em processos de educação não formal e diálogo jovem. Esta adesão confere a Esposende o “Selo de Município Amigo da Juventude”, enquanto símbolo e garantia de uma autarquia que privilegia e se preocupa com os jovens.

O arranque deste projeto conjunto está previsto para o início do mês de março, com a realização virtual do primeiro Encontro de Municípios Amigos da Juventude, no qual serão apresentadas as linhas orientadoras desta plataforma e os projetos FNAJ de impulso e otimização da ação para a juventude dos mais de setenta municípios aderentes.