Obra de requalificação da EN-305 e semáforos em Palmeira de Faro

23 Fevereiro 2021

en 305 1
O Município de Esposende acaba de lançar o concurso público para a obra de requalificação da Estrada Nacional 305, entre Palmeira de Faro, Curvos e Vila Chã, no valor de 360 mil euros. Integrada no Plano de Investimento nas Freguesias, esta obra afigura-se de primordial importância para a coesão territorial, sendo uma importante via de comunicação municipal. Brevemente avançará, também, a colocação dos semáforos no cruzamento com a EN 103-1, em Palmeira de Faro, obra que ronda os 100 mil euros.
“Trata-se de uma obra que se reveste de contornos muito específicos. Além de o piso denotar grande desgaste, obrigando a uma intervenção imediata de repavimentação, assinala-se a colocação dos semáforos, no cruzamento da EN 305 com a 103-1, em Palmeira de Faro. Essa era uma reclamação antiga, fundamental para garantir as condições de segurança de todos os que circulam naquela estrada”, referiu Benjamim Pereira, presidente da Câmara Municipal de Esposende.
A colocação dos semáforos só foi possível devido à intervenção decidida do Município de Esposende que, para o efeito, assinou um protocolo com a Infraestruturas de Portugal, sendo a instalação do sistema totalmente custeada pelo Município.
“Prosseguimos o plano de sustentabilidade que alicerça o ordenamento e o planeamento do território e que visa dotar o município de uma ampla, funcional e bem preservada rede de vias de comunicação, facilitando os acessos, promovendo a mobilidade suave e a segurança da circulação. À medida que adensamos a teia de percursos, trilhos e ecovias, investimos nas principais vias de comunicação, para que o progresso seja harmonioso e o nosso território distinto”, vinca Benjamim Pereira.
A requalificação da EN 305 vai solucionar os graves condicionalismos à circulação de carros e peões, estando prevista a reabilitação funcional, melhorando as características do pavimento e limpando as valetas, regularizando-as. Desde o cruzamento com a EN 103-1 – onde será instalado o sistema de controlo de trânsito com semáforos -, a intervenção prevê trabalhos nas freguesias de Palmeira de Faro, Curvos e de Vila Chã.
Ainda nesta via, está a ser desenvolvido o projeto para a construção de uma rotunda e acessos na zona industrial Vila Chã/Curvos, onde estão a surgir importantes investimentos, nomeadamente com a fixação de novas empresas.