Rede Social de Esposende comemorou 2.º aniversário da sua Loja Social

12 Dezembro 2013
Cerca de 78 000 bens recebidos, 60 000 bens distribuídos, 367 famílias apoiadas, 48 toneladas de bens trocados por alimentos, 800 trocas efetuadas e 2052 horas de voluntariado, são o balanço de dois anos de atividade da Loja Social Rede Solidária.

Como forma de assinalar o 2.º aniversário da Loja, a 11 de dezembro, a Rede Social do Concelho de Esposende convidou os seus Parceiros e os empresários locais a associarem-se a esta comemoração, como forma de conhecerem e melhor divulgarem o projeto. Largas dezenas de pessoas responderam ao convite e participaram na singela mas significativa celebração, que decorreu nas instalações da sede da Loja Social, e que contou com um momento musical, protagonizado pela Escola de Música de Esposende, bem como animação, proporcionada pela Escola Profissional de Esposende.

O Presidente da Câmara Municipal, também Presidente da Rede Social do Concelho, usou da palavra para sublinhar que este projeto se traduz num sucesso, respondendo às necessidades locais, na medida em que conta com o comprometimento e envolvimento dos seus cerca de 60 Parceiros.

Benjamim Pereira aproveitou a oportunidade para apelar à colaboração e solidariedade dos empresários presentes, de forma a que este projeto possa passar a uma nova fase, contando com o envolvimento também do setor empresarial local.

O Autarca lembrou que a área social, a par do desenvolvimento económico, foi definida como uma das prioridades do Município, pelo que, apesar de todas as condicionantes de ordem económico-financeira, a Câmara Municipal tem dedicado especial atenção a este setor, sobretudo no apoio às famílias. Aproveitou o ensejo para realçar que a Câmara Municipal já estabeleceu medidas com este propósito, nomeadamente a redução do IMI, bem como a não aplicação da Derrama, redução no valor das taxas das esplanadas e isenção das taxas de horários e publicidade direcionadas para a atividade económica. Benjamim Pereira anunciou que, em 2014, o Município, através da Esposende Ambiente, também não aumentará o custo da água, optando por suportar o valor da inflação sem onerar os munícipes, lembrando que a empresa municipal dispõe também de um tarifário social, bem como um dirigido às famílias numerosas.

A terminar a sua intervenção, agradeceu o apoio e a colaboração a todos os parceiros da Rede Social, enaltecendo o trabalho do Banco Local de Voluntariado e dos técnicos de intervenção social no concelho, sem o qual este projeto não seria uma realidade.