Deputados do PSD eleitos por Braga visitaram empresas do concelho de Esposende

17 Dezembro 2013
A convite do Presidente da Câmara Municipal, um grupo de deputados do PSD eleitos pelo círculo de Braga deslocou-se, no passado dia 16 de dezembro, a Esposende, numa jornada destinada a tomar o pulso ao tecido empresarial local.

Acompanhados pelo Autarca Benjamim Pereira e restante executivo, pelo Presidente da Assembleia Municipal de Esposende, Agostinho Silva, e por dirigentes da Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE), os deputados Fernando Negrão, João Lobo, Nuno Reis, Hugo Soares, Jorge Paulo Oliveira e Isidro Araújo tiveram a oportunidade de visitar três empresas, nomeadamente a Solidal – Condutores Elétricos, S.A., a Verto – Engenharia do Metal e a Lipaco – Linhas para confeções, Lda.

Estas visitas permitiram perceber a realidade destas unidades industriais, desde as dificuldades que enfrentam às conquistas que vão alcançando, passando pelas metodologias de trabalho, onde predomina uma forte componente de inovação. Em comum têm o facto de se encontrarem em processo de expansão e com uma aposta cada vez mais forte na exportação, sendo claramente empresas de sucesso.

“Vamos daqui confortados e com mais esperança no futuro”, afirmou o deputado Fernando Negrão, no balanço da jornada de trabalho, apresentado aos jornalistas em encontro realizado nas instalações da ACICE. Em nome da comitiva parlamentar do PSD, Fernando Negrão considerou a visita muito positiva, na medida em que possibilitou ficar a conhecer três empresas de sucesso, que “são um exemplo do que queremos para o futuro em todo o país”. O deputado elogiou a visão e a postura dos empresários, considerando que “olham para o futuro e não se reveem nos problemas que continuamente ouvimos falar”.

Fernando Negrão realçou as “excelentes condições” do Município de Esposende, nomeadamente a inexistência de Derrama e as acessibilidades privilegiadas aos portos e aeroportos do Norte do país e da vizinha Galiza, em Espanha, como mais valias para as empresas. “Há todas as condições para um setor forte e dinâmico”, afirmou.

A mesma convicção foi manifestada pelo Presidente da Câmara Municipal, que definiu o desenvolvimento económico como prioridade para este mandato autárquico, com o intuito de encontrar mecanismos para a criação de emprego.

Este mesmo objetivo está subjacente ao Plano de Desenvolvimento Económico do Município, recentemente anunciado pelo Autarca, para quem o concelho tem enormes potencialidades ao nível da indústria, mas também da agricultura, turismo e pesca. Benjamim Pereira deixou o convite aos deputados para, oportunamente, se deslocarem novamente a Esposende, desta feita para uma jornada de trabalho direcionada para estes setores, proposta que colheu resposta positiva.

O Presidente da Autarquia reiterou que a aposta passa por cativar investimento para o concelho, fortalecendo o setor económico, e manifestou total disponibilidade do Município para apoiar os empresários e eventuais investidores. Expressou uma palavra de reconhecimento à Associação Comercial e Industrial do Concelho pelo trabalho que tem vindo a desenvolver, dizendo que espera também o contributo da ACICE para concretizar esse desígnio.

“A Câmara Municipal de Esposende e o seu Presidente têm demonstrado grande empenho em apoiar e acarinhar as empresas”, referiu o Presidente da ACICE, José Faria, reiterando a disponibilidade da Associação para tornar mais forte o setor económico do concelho, apoiando as empresas já instaladas e os eventuais investidores, e destacou também as potencialidades que o concelho oferece às empresas. Aproveitou a oportunidade para pedir aos deputados para que, dentro das suas competências, apoiem e incentivem o setor, assinalando que “a desburocratização é fundamental”.