Cancelada Gala de Mérito Desportivo 2020 do Município de Esposende

26 Novembro 2020

gala2019 (2)

Em virtude das contingências impostas pela pandemia Covid-19, o Município de Esposende não vai realizar a edição deste ano da Gala de Distinção de Mérito Desportivo.

Por força desta situação de saúde pública, a presente época desportiva, tal como sucedeu com a anterior, está a ser fortemente condicionada, limitando e até inibindo a atividade dos atletas e clubes. Com efeito, como forma de controlar e combater a propagação do vírus, têm vindo a ser emanadas diretivas que impõem restrições, nomeadamente para garantir o distanciamento social.

Neste contexto, também o Município tem tido necessidade de se ajustar a esta nova realidade, quer definindo a implementação de um conjunto muito diversificado de procedimentos, tanto a nível interno como externo, quer ajustando a sua atividade, nomeadamente no que se refere à realização de eventos.

Atendendo ao atual quadro, a Câmara Municipal entendeu não estarem reunidas as condições para a realização da 11.ª edição da Gala de Distinção de Mérito Desportivo, que deveria realizar-se este mês, distinguindo os atletas, técnicos e equipas do concelho que se destacaram em diferentes modalidades desportivas na época 2019/2020. Assim, e uma vez que não será possível homenagear publicamente estas figuras do desporto no presente ano, na Gala de 2021, que deverá ocorrer no mês de novembro, serão galardoados não só estes como também os que vierem a destacar-se na presente época desportiva 2020/2021.

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, assinala que perante o atual quadro da pandemia, não restava outra opção ao Município que não optar pela não realização, este ano, da Gala de Desporto. “Desde o início desta situação, sempre mantivemos elevado sentido de responsabilidade, numa ótica de salvaguarda da saúde pública, razão pela qual, em devido tempo, optamos por suspender ou adiar a realização de todos os eventos programados para este ano”, refere o autarca. “A expetativa era que, nesta altura, já todos pudéssemos ver a situação mais controlada, possibilitando a realização deste grande evento, onde, com toda a justiça, prestamos homenagem aos nossos atletas, técnicos e equipas”, acrescenta, notando que “não sendo possível, apenas fica adiada a homenagem”.

Benjamim Pereira aproveita para reiterar o apelo para o cumprimento escrupuloso das regras decretadas, assumindo todos uma postura de verdadeiros agentes de saúde pública, por forma a mais rapidamente ultrapassarmos esta situação que tanto transtorna as nossas vidas”.