Arrancaram as obras de saneamento no lugar de Outeiro - Marinhas

10 Novembro 2020

Já arrancaram as obras de execução de saneamento básico no lugar de Outeiro, em Marinhas, num investimento previsto de aproximadamente 442 mil euros e com o prazo de execução de 172 dias. Além da intervenção inicialmente prevista, o Município de Esposende vai efetuar, paralelamente, uma empreitada de requalificação urbana da área intervencionada.

“A instalação do saneamento básico neste lugar de Marinhas é um investimento há muito reclamado pela população. Os contratempos que o processo conheceu, aos quais o Município é alheio causaram transtornos à população, mas agora estamos confiantes na conclusão desta obra tão importante”, destaca o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.

Tendo a primeira fase desta obra sido objeto de rescisão de contrato, o Município de Esposende avançou com o projeto para a conclusão dos trabalhos de reparação das redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais. A essa intervenção associou a autarquia a requalificação urbana, atendendo às condições dos arruamentos e ao intenso tráfego que ali se regista.

Atente-se que a rede de drenagem de águas residuais domésticas, executada na empreitada anterior não se encontra em serviço, revelando diversas anomalias que implicam o levantamento e instalação de tubagem cumprindo a inclinação do perfil para reparação da rede, instalação à cota definitiva de tampas de caixas de visita, reparações pontuais de infiltrações em caixas de visita.

Esta obra visa dotar as ruas 15 de Agosto, Senhora da Saúde e parte da rua da Central, das infraestruturas necessárias à melhoria das condições de vida da população, nomeadamente de abastecimento de água e de redes de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais.

Nesta empreitada, o Município procederá ao alargamento das ruas Senhora da Saúde e 15 de Agosto, sendo prolongado o saneamento para zonas não previstas anteriormente e o passeio será alvo de arranjo, assim como as caldeiras e o estacionamento junto à Escola Básica de Pinhote.

Na zona noroeste do souto da Senhora da Saúde o reperfilamento da via irá permitir a criação de uma faixa de estacionamento que garantirá 11 lugares, sendo que o muro existente será demolido e reconstruído no novo alinhamento. Na zona sul, o alargamento da via beneficiará a circulação pedonal. O muro existente será demolido permitindo a ligação entre a rua e o interior do adro, o qual, para evitar a invasão pelas viaturas, será delimitado por pilaretes em aço. No adro, serão corrigidas as irregularidades do piso e as árvores existentes, com graves problemas sanitários, serão abatidas, estando prevista a sua substituição por tílias. Na frente da capela, dentro do souto, serão eliminadas as duas zonas de estacionamento perpendicular, mantendo-se apenas a faixa de acesso.