Projeto “Rumo ao Sucesso” desenvolve novas propostas no presente ano letivo

27 Outubro 2020

UBUU

O projeto Municipal de Combate ao Insucesso Escolar- Rumo ao Sucesso, em articulação com os Agrupamentos de Escolas António Correia de Oliveira, António Rodrigues Sampaio e Escola Secundária com 3.º Ciclo Henrique Medina, alargou a sua ação aos alunos da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), apresentando novos projetos e dinâmicas, para o presente ano letivo.

Assim, no âmbito da valência de Terapia da Fala, enquadrada no subprojeto Núcleo de Intervenção com Alunos e Famílias, será efetuado o Rastreio de Linguagem e Fala aos alunos do primeiro ano do 1.º Ciclo, com vista a um levantamento das necessidades de intervenção nesta área. Para tal, numa parceria com o Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Barcelos e Esposende, 18 docentes encontram-se a frequentar uma ação de formação neste âmbito, no sentido de operacionalizarem o rastreio junto dos seus alunos. Relativamente aos restantes anos de escolaridade do 1.º Ciclo, será também realizado um pequeno questionário para auscultar as necessidades.

No âmbito do subprojeto Clubes de Motivação e Ativação de Competências (CMAC), mais propriamente na área de Ciências Experimentais, em parceria com ACES Cávado III Barcelos/Esposende – UCC ConvidaSaude – Saúde Escolar, Escola Secundária com 3.º Ciclo Henrique Medina - Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, Agrupamentos Escolares António Correia de Oliveira e António Rodrigues Sampaio e Coordenadores PES dos Agrupamentos, continuará a ser desenvolvido o projeto “Higienização das Mãos”, iniciado no anterior ano letivo. Além desta ação junto dos alunos do 1.º e 3.º anos do 1.º Ciclo, este projeto contará também com uma proposta para o 5.º ano de escolaridade do 2.º Ciclo, designada “A Máscara-Porquê e Como?”. Estas ações revestem-se de maior relevância, dado o contexto pandémico atual, pois apelam e reforçam a atenção para os cuidados necessários para a promoção da saúde individual e coletiva.

Também enquadrado no subprojeto CMAC, a Oficina de Centro de Recursos Digitais e o Clube Mais Capacidade encontram-se a realizar a sua dinâmica junto dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com o ensino da programação, através da plataforma ubbu (constituída por jogos, vídeos e exercícios interativos integrados), assim como o ensino do xadrez e jogos matemáticos no Clube Mais Capacidade.

Inserido no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Cávado (PIICIE), aprovado pelo Programa Operacional Regional do Norte 2014/2020 (Norte 2020), o Projeto Municipal de Combate ao Insucesso Escolar - RUMO AO SUCESSO é orientado para a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da prevenção do abandono escolar. Está, de resto, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, cujo cumprimento foi assumido pelo Município de Esposende.