Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Esposende alia-se ao combate das invasoras

Invasoras 1 1024 2500
13 Outubro 2020

SNEI

O Município de Esposende associa-se à Semana Nacional sobre Espécies Invasoras (SNEI), que decorre de 10 a 18 de outubro, e, conjuntamente com a Associação Florestal do Cávado, através da equipa de sapadores florestais, está a promover o controlo de pequenos núcleos de acácias.

Através da realização destas ações, onde é utilizada a técnica de descasque, pretende evitar-se que estes pequenos núcleos se expandam para manchas maiores, que estas plantas produzam mais sementes, ameaçando assim a biodiversidade nativa. Deste modo, o Município está a contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere ao ODS 15 – Proteger a Vida Terrestre e ao ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.

A Semana Nacional sobre Espécies Invasoras tem como objetivo aumentar a sensibilização sobre as invasões biológicas a nível nacional. A introdução de espécies invasoras nos ecossistemas constitui uma séria ameaça à biodiversidade, que é fundamental para o bem-estar e a própria sobrevivência da humanidade, que, por sua vez, tem decrescido a um ritmo alarmante nos últimos anos.

Na plataforma https://invasoras.pt/ pode aprender a reconhecer as plantas invasoras, conhecer diferente técnicas como controlar as plantas invasoras, mapear as diferentes espécies, e pode contribuir eliminando também as espécies indesejáveis.