Museu Municipal de Esposende e CISL reabrem amanhã

06 Julho 2020

CISL

Biblioteca Municipal implementa segunda fase da reabertura

O Museu Municipal de Esposende e o Centro Interpretativo de S. Lourenço (CISL) reabrem amanhã ao público, embora com restrições no funcionamento devido à pandemia provocada pela Covid-19. A Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura avança com a segunda fase da reabertura, com ajuste de horário e acesso a serviços que ainda se mantinham encerrados.

Atendendo à atual situação de saúde pública, o Município teve que adotar medidas, de modo a assegurar os meios que permitam garantir as melhores condições de higiene, saúde e segurança para todos, nestes equipamentos municipais.

Assim, estando garantidas essas condições, o Museu Municipal retoma o funcionamento com o horário de verão, ou seja, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e, aos sábados, domingos e feriados, entre as 14h00 e as 18h00.

Já o Centro Interpretativo de S. Lourenço, em Vila Chã, estará aberto de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e, aos sábados, domingos e feriados, das 14h00 às 18h00.

A Biblioteca Municipal passa a funcionar no período das 13h00 às 18h30, às segundas e sextas-feiras, e, nos demais dias úteis, entre as 8h30 e as 14h00, horário que vigorava desde a sua reabertura, no passado dia 25 de maio. Para além do serviço de empréstimo domiciliário, passa a ser possível também o acesso às salas de leitura e consulta presencial, bem como ao serviço de internet.

Esta segunda fase de reabertura assenta na observação escrupulosa de todas as normas de segurança emanadas pela Direção Geral de Saúde, nomeadamente o uso obrigatório de máscara, desinfeção de mãos, distanciamento social e uso de luvas para acesso às estantes.

Embora a escolha de livros deva ser feita preferencialmente pelo catálogo online, disponível em http://web.app.cm-esposende.pt/pacweb/, será permitido o acesso às estantes nos casos em que o utilizador necessite mesmo, ou porque não sabe o autor ou porque quer ver a sinopse dos livros. Este acesso bem como a observância escrupulosa das orientações de Saúde e Segurança definidas para o Serviço serão acompanhados de vigilância pelos colaboradores de serviço da sala, que facultarão também o uso de luvas para o efeito.

As salas agora abertas destinam-se a estudo e investigação, sendo que a consulta do fundo local e reservados para fins de investigação têm prioridade. O acesso aos computadores fica limitado a um tempo máximo de utilização por pessoa, de 60 minutos.

A capacidade máxima das salas foi consideravelmente reduzida de modo a observar as normas de segurança, sendo que o horário foi também ajustado, de modo a permitir manter a utilização durante o período de almoço, bem como a preferência do período do dia, isto é, manhã ou tarde, conforme a melhor conveniência.

Para informações e contactos, deve ser contactada a Biblioteca Municipal, através do e-mail biblioteca-municipal@cm-esposende.pt ou do telefone 253 960 181.