Unidade de Saúde de Fão reabre na próxima semana

03 Julho 2020

Centro de Saúde de Esposende retomou horário normal

Centro Saúde Esposende

O Centro de Saúde de Esposende está a funcionar desde ontem, com o horário completo, ou seja, das 8h00 às 20h00, e, na próxima semana, vai reabrir a Unidade de Saúde de Fão, o que acontece depois de terem sido implementados todos os meios necessários que permitem salvaguardar a segurança de utentes e dos profissionais de saúde.

Começa, assim, a cumprir-se a anunciada reabertura das Unidades de Saúde concelhias que ainda se mantêm encerradas por força das obrigatórias alterações decorrentes da pandemia por Covid-19. As mesmas assentam em critérios de saúde pública no sentido de salvaguardar a prestação permanente de serviços de saúde primários à população, mas sempre observando as condições de segurança impostas pela Direção Geral de Saúde.

Preocupada com o impacto que estes encerramentos, se bem que temporários, representam para a população, a Câmara Municipal tem reivindicado junto das entidades competentes (Agrupamento de Centros de Saúde do Cávado III Barcelos/Esposende e Administração Regional de Saúde), enquanto únicas responsáveis pelo funcionamento destes equipamentos públicos.

Recorde-se que, face aos constrangimentos provocados pela pandemia, o ACES Cávado foi obrigado a efetuar uma reorganização interna profunda no sentido de permitir a melhor prestação de serviços à população. Assim mesmo, e de forma a garantir as necessárias condições de segurança, o plano de retoma da prestação de cuidados nas Unidades do ACES implica a adoção de medidas extraordinárias, entre as quais a contratação de recursos humanos, razão pela qual ainda não foi possível a reabertura de todos os equipamentos.

Sublinhando que o encerramento definitivo de qualquer uma das atuais Unidades de Saúde nunca esteve em causa, e considerando os constrangimentos que se vivem nesta fase, apela-se à melhor compreensão de toda a população na certeza de que tudo estamos a fazer para que a situação se resolva no mais curto prazo possível.

Importa referir que a Câmara Municipal, numa perspetiva de apoio a toda a comunidade, tem disponibilizado circuitos de transporte que abrangem todo o território concelhio, assegurando a deslocação dos utentes. Do mesmo modo, as IPSS do concelho também têm tido o cuidado de apoiar a comunidade mais idosa no transporte, sempre que solicitada a sua colaboração e identificada a necessidade.