Município de Esposende recebeu a Secretária de Estado da Valorização do Interior

02 Julho 2020

DSC_4591-003

O Município de Esposende recebeu, hoje, a visita da Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, para uma reunião de trabalho, que contou também com a presença do Presidente da CCDR Norte, Fernando Freire de Sousa, bem como da Presidente e do Vice presidente do IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, respetivamente Maria José Fernandes e Agostinho Silva.

No centro da reunião, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, estiveram, essencialmente, duas questões, designadamente a instalação de uma extensão do ensino superior em Esposende, no âmbito do protocolo estabelecido com o IPCA, e um projeto de intercâmbio entre municípios que a autarquia de Esposende pretende dinamizar.

O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, deu a conhecer o projeto que a extensão do IPCA, com arranque previsto para o ano letivo 2021-2022, e que, numa primeira fase, prevê lecionar os cursos de “Inovação Alimentar e Artes Culinárias”, “Bebidas e Restauração”, “Turismo, Natureza e Aventura”, “Organização e Gestão de Eventos” e “Moldação de Plásticos por injeção”. O edifício albergará, também, a Escola de Verão, que se pretende funcione ao longo de todo o ano, com cursos de curta duração, visando também a internacionalização.

Benjamim Pereira assinalou que a construção deste complexo será integralmente custeada pelo Município, não obstante poder, no futuro, vir a ter enquadramento para financiamento comunitário, e explicou que o projeto foi concebido tendo em conta a possibilidade de ampliação, podendo, assim, ganhar dimensão. Sublinhou que, face à grande mais-valia que esta aposta representa, nomeadamente para a valorização do território, o investimento é perfeitamente justificado.

Por sua vez, a Presidente do IPCA, referiu que a extensão a Esposende se enquadra numa estratégia de resposta a uma necessidade do território, e explicou que a definição dos cursos teve por base as caraterísticas diferenciadoras desta região e a necessidade de qualificação da população.

Benjamim Pereira apresentou também o projeto “Aproximar – Duas realidades, um só país”, que visa a ligação entre dois municípios distintos, um do Litoral - Esposende e outro do interior. A iniciativa visa promover o intercâmbio a vários níveis – experiencial, cultural, social, político, económico, turístico, desportivo, gastronómico, entre outros, estabelecendo laços de cooperação. O autarca referiu que a ideia passa por intercâmbio/partilha/coesão/conhecimento, e que poderá, eventualmente, ser aplicada com municípios do litoral. Clarificou que o intercâmbio seria concretizado em períodos de dois anos e notou que o investimento do projeto é residual, podendo vir a ser financiado. “É uma boa forma de mostrar que o país pode funcionar como um todo”, vincou.

O Presidente da CCDR Norte, Fernando Freire de Sousa, saudou o Município pela iniciativa de avançar estrategicamente com o ensino superior em Esposende mesmo sem ter financiamento e manifestou disponibilidade para “apoiar no que for preciso”. Expressou a mesma recetividade relativamente ao projeto “Aproximar”, que considerou uma ideia “interessante”, que poderia, eventualmente, ter enquadramento no projeto “Portugal em Rede”, que o Governo se prepara para lançar, nomeadamente na vertente cultural.

Interessante e com potencial foi como a Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, classificou também o projeto de cooperação entre municípios, no sentido de dar a conhecer os territórios. Em linha com o Presidente da CCDR Norte, considerou que a ideia poderia ser desenvolvida no âmbito do “Portugal em Rede”, concretamente no plano cultural e ao nível de instituições de ensino superior, considerando a parceria do Município de Esposende com o IPCA.

Considerando que “é absolutamente essencial a presença do ensino superior para a valorização e crescimento dos territórios”, a governante felicitou o Município pelo empenho e determinação na sua implementação em Esposende, saudando, ainda, a escolha dos cursos. Manifestou de resto, total disponibilidade para prestar o apoio que estiver ao seu alcance relativamente a qualquer um dos projetos.

Nesta deslocação a Esposende, a Secretária de Estado teve, ainda, oportunidade de fazer uma breve visita ao Start Esposende, o Centro de Negócios que está em fase de arranque, contando já com a incubação de 14 empresas.