Município avança com 2.ª fase do projeto de requalificação da Escola Secundária

01 Julho 2020

IMG_20200701_124454

O Município de Esposende vai avançar com a segunda fase do projeto de requalificação da Escola Secundária Henrique Medina.

Ainda antes da conclusão da primeira fase da obra, que se prevê ocorra até ao arranque do próximo ano letivo, empreitada executada pela Câmara Municipal, em articulação com o Ministério da Ciência e Educação, num investimento de 2.217.152 euros, o Município decidiu avançar, desde já, com a elaboração do projeto da segunda e última fase de intervenção, com vista à reabilitação integral desta que é a única escola secundária do concelho, construída há 39 anos.

O objetivo é garantir, caso surja a oportunidade de candidatar a obra a fundos comunitários, que o projeto esteja concluído e pronto a executar. Trata-se, pois, de acautelar, em devido tempo, a elaboração do projeto necessário para a eventualidade de surgir oportunidade de financiamento, refere o Presidente da Câmara Municipal, considerando da maior justiça a requalificação total da escola, dado que a mesma não foi considerada no âmbito das intervenções do Parque Escolar.

Benjamim Pereira lembra que, apesar de não ter quaisquer responsabilidades sobre a Escola Secundária, o Município sempre se empenhou no sentido de assegurar a sua requalificação, razão pela qual assumiu uma significativa fatia dos encargos da primeira fase da intervenção.

Além de ter tomado em conta a harmonia paisagística, esta intervenção possibilitou tornar o espaço mais funcional, criando melhores condições para acolher a comunidade escolar, pretendendo-se que a linha urbanística seja mantida na fase posterior.