Município vai concluir obras de beneficiação da Escola Básica do Facho

30 Junho 2020

IMG_20190111_154528

O Município de Esposende vai avançar com a conclusão da empreitada de ampliação e beneficiação da Escola Básica do Facho, em Apúlia.

Ultrapassados que estão os procedimentos relativos à rescisão do contrato da empreitada, motivada por incumprimento da empresa a quem tinha sido adjudicada a obra, os trabalhos serão retomados em breve, tendo um prazo de execução de 210 dias e correspondendo a um investimento de 455.800 euros, IVA incluído.

Aproveitando a circunstância da realização de uma nova empreitada, o Município acrescentou outras melhorias ao projeto inicialmente previsto, nomeadamente a beneficiação do logradouro do recinto escolar e a execução de obras de conservação do edifício existente.

Considerando o investimento já efetuado e executado na primeira empreitada, esta obra ultrapassará o meio milhão de euros, elevando este estabelecimento de educação e ensino ao patamar de qualidade que o Município pretende e vem concretizando no parque escolar do concelho, para proporcionar melhores condições a toda a comunidade escolar.

A intervenção prevê a criação de duas salas de ATL, a reformulação das instalações sanitárias existentes e a construção de sanitários para pessoas com mobilidade condicionada, requalificação e ampliação da zona de recreio coberto e criação de uma zona de arrumos exterior. A empreitada contempla, também, a substituição da atual cobertura em fibrocimento do edifício por cobertura com isolamento térmico e a infraestruturação do edifício com rede de gás natural e equipamentos de emergência, bem como melhoramentos com vista ao cumprimento das normas de segurança contra incêndios. Serão igualmente executadas obras de adaptação para garantir o acesso a pessoas com mobilidade condicionada ao recinto escolar e instalado um novo parque infantil e um campo de jogos, procedendo-se, igualmente, à arborização destas áreas. A obra contempla, ainda, a pintura total do edifício.

O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, refere que “apesar de todas as dificuldades e constrangimentos, todos ficarão a ganhar com as melhorias que resultarão desta obra”. O autarca lembra que “o Município assumiu o desafio e o risco de concretizar esta empreitada, por todos reconhecida como da maior relevância, sem garantias iniciais de qualquer apoio de fundos comunitários”. Sublinha, ainda, relativamente à necessidade de rescisão do contrato inicial que “a Câmara Municipal se empenhou sempre na resolução da situação, desenvolvendo todas as diligências possíveis para que a empresa desse andamento aos trabalhos, o que, infelizmente, acabou por não acontecer”. Expressa uma palavra de agradecimento aos pais, Associação de Pais e restante comunidade escolar pela compreensão e cooperação ao longo deste moroso processo, bem como à comunidade em geral que demonstrou confiança no compromisso do Município.