Premiados vencedores do Concurso de ideias E-Move

25 Junho 2020

IMG_E0935

Numa cerimónia simbólica, decorreu no dia 23 de junho, no Centro de Educação Ambiental de Esposende, a entrega de prémios aos alunos vencedores do Concurso de Ideias “E-MOVE põe Esposende a mexer”. A iniciativa integrou o projeto E-MOVE – Projeto de Promoção da Mobilidade Sustentável em Esposende, desenvolvido em parceria pelas empresas municipais Esposende Ambiente e Esposende 2000 e financiado pelo Fundo Ambiental.

Os alunos Gustavo Areias, Mariana Silva, Olívia Couto e Nuno Silva, do 7.º C, da Escola Básica António Rodrigues Sampaio, conquistaram o primeiro prémio, enquanto que Jacinta Silva e Tiago Cardoso, alunos do 6.º D, da mesma escola, foram agraciados com uma Menção Honrosa. O trabalho vencedor será utilizado na produção de um outdoor, que incluirá a frase/mensagem concebida pelos alunos da Menção Honrosa, o qual será exposto no próximo mês de setembro, integrado nas comemorações locais do Dia Europeu sem Carros. Para além de um cheque-oferta no valor de 75 euros, os autores do trabalho vencedor foram ainda premiados com um ecoponto doméstico, um para-vento, uma mochila, uma t-shirt e materiais informativos do projeto E-MOVE, um bloco e um lápis do Centro de Educação Ambiental e uma garrafa de água reutilizável da Esposende 2000. Todos os participantes no concurso foram contemplados com uma entrada gratuita nas Piscinas Foz do Cávado.

Para além dos alunos, a sessão contou com a participação dos respetivos Diretores de Turma, do representante do Conselho Administrativo e do Coordenador do Projeto Eco-Escola naquele estabelecimento de ensino.

A entrega dos prémios esteve a cargo dos Presidentes dos Conselhos de Administração da Esposende Ambiente e da Esposende 2000, Paulo Marques e Maranhão Peixoto, respetivamente. Paulo Marques felicitou os alunos e os professores envolvidos pelo empenho na iniciativa e pelo trabalho realizado. Referindo as principais linhas de atuação do projeto E-Move, o responsável da Esposende Ambiente sublinhou a necessidade da população alterar os hábitos de deslocação no dia-a-dia, reforçando a importância da utilização de meios alternativos ao automóvel, com claros benefícios para o ambiente, para a economia pessoal e para a saúde de todos.

Direcionado para os alunos dos 2.º e 3.º ciclos e secundário, o concurso E-MOVE visava a criação de uma imagem e mensagem apelativas, de promoção e incentivo da mobilidade sustentável em Esposende. Pretende-se, assim, a sensibilização dos munícipes e visitantes para as vantagens associadas a práticas de mobilidade mais amigas do ambiente, destacando o papel das ecovias enquanto infraestruturas dinamizadoras e potenciadoras de boas práticas de mobilidade, nomeadamente ao nível das pequenas deslocações do quotidiano.

Esta ação contribui para a prossecução dos objetivos da Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2020) e enquadra-se no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU, em particular no que diz respeito ao ODS 11 “Cidades e Comunidades Sustentáveis” e ODS 13 “Ação Climática”, mas também o ODS 3 “Saúde de qualidade”, atuando ao nível da promoção de hábitos de vida saudáveis, que também são objetivos estratégicos do Município de Esposende e da Esposende Ambiente, no âmbito da politica de sustentabilidade.