Município e ACICE criam rede de estabelecimentos seguros

03 Junho 2020

O Município de Esposende, em parceria com a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE) vão promover, esta semana, uma campanha de promoção do comércio local. Além da entrega de material informativo, versando comportamentos sociais a seguir para evitar a propagação da COVID-19, apoio técnico e criação do Selo Estabelecimento Seguro.
Esta campanha está integrada nas medidas excecionais de apoio à atividade económica, aprovadas pelo Município de Esposende e pretende capacitar os estabelecimentos de comércio e serviços do concelho de Esposende, transformando-os em promotores de proteção civil.
Serão disponibilizados manuais de boas práticas para os diferentes setores de atividade, que estarão acessíveis nos sites do Município de Esposende e da START Esposende, além de estar prevista a possibilidade de, através de marcação prévia, receber visita do Serviço Municipal de Proteção Civil para apoio às medidas a implementar e, ainda, a criação do Selo Estabelecimento Seguro, de acesso a todas as atividades económicas com atendimento ao público.
A criação deste Selo Estabelecimento Seguro decorre da necessidade de transmitir confiança e conforto aos clientes dos estabelecimentos de comércio e serviços, através do cumprimento das orientações emanadas pelas entidades de saúde pública, presentes em novas rotinas de limpeza, qualidade do ar, desinfeção e segurança. A atribuição do Selo Estabelecimento Seguro resultará da correspondência a uma check list de boas práticas.
Para tal, o Município de Esposende, em parceria com a ACICE e com a start-up tecnológica Infraspeak, disponibiliza aos estabelecimentos do concelho de Esposende o acesso à plataforma internacional Place Checkup, onde os empresários podem, através de um sistema de classificação, validar o número de rotinas de higiene e segurança a adotar, sendo que, se as mesmas forem cumpridas, é gerado o Selo numa de 3 categorias, A, B e C.
Este Selo será ainda complementado com o Selo Estabelecimento Seguro do Município de Esposende, que uniformizará a mensagem de confiança, segurança e qualidade que se pretende, seja fator de discriminação positiva, junto dos clientes.
Os responsáveis dos estabelecimentos só têm de adicionar o seu negócio à Place Checkup através do endereço, PlaceCheckup.com e, de forma simples, fazer “check” às rotinas de prevenção que levarem a cabo, guiando-se pela lista disponibilizada na plataforma. Depois da obtenção do selo na plataforma, o Município de Esposende, ou a ACICE, entregará o Selo Estabelecimento Seguro,
Para os detentores do Selo Clean & Safe, emitido pelo Turismo de Portugal, uma vez que já confirmaram o cumprimento das rotinas de higiene e segurança, basta fazer o pedido do Selo Estabelecimento Seguro, através do endereço turismo@cm-esposende.pt.
Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, “As iniciativas que agora são disponibilizadas têm como principal objetivo apoiar as atividades empresariais neste regresso à normalidade, dotando-os das ferramentas necessárias para cumprimento das recomendações de saúde pública e, com isso, transmitir segurança e confiança aos clientes, valorizando-se a incomparável qualidade dos serviços que prestam. Ferramentas que tornam cada estabelecimento um promotor de proteção civil, ao mesmo tempo que se cria uma discriminação positiva, através da certificação do cumprimento das regras de saúde e de segurança”.
Estas iniciativas inserem-se num conjunto de medidas excecionais de apoio às atividades económicas, no âmbito da declaração de pandemia da COVID-19, estando já o Município a preparar uma campanha promocional de apelo ao consumo nos estabelecimentos locais que, segundo o Presidente, “pretende envolver a comunidade e ajudar a redirecionar os nossos hábitos de consumo, promovendo a compra de bens e serviços, junto daqueles que são parte integrante dessa mesma comunidade, gerando riqueza e emprego, os nossos empresários.”
O Município de Esposende espera uma grande mobilização dos estabelecimentos do comércio e serviços de todo o concelho, ajudando, desta forma, a potenciar uma imagem de segurança, aliada à distintiva marca de qualidade e simpatia que tão bem carateriza o comércio local do concelho de Esposende.