Comunidade escolar desafiada a testar conhecimentos sobre Biodiversidade

22 Maio 2020

biodiversidade (1)

Como forma de assinalar o Dia Internacional da Biodiversidade, que se comemora hoje, 22 de maio, o Município de Esposende e a Esposende Ambiente lançaram um jogo interativo, denominado BIO QUIZ.

Esta iniciativa tem como público-alvo toda a comunidade educativa concelhia, contudo pode ser realizada em família. Para tal, os interessados devem aceder ao site da Esposende Ambiente ou ao Blogue do Centro de Educação Ambiental - CEA em Blogue (www.esposendeambiente.pt/cea), e no separador Desafios do Dia a Dia Pense Verde Todo o Ano, encontram o desafio#3, onde figura o BIO QUIZ. Após jogarem cada um dos níveis, podem tirar um printscreen (fotografia do ecrã) e partilhar os resultados que obtiveram através do e-mail cea@esposendeambiente.pt.

Numa altura em que, por força da pandemia por Covid-19, os mais novos ainda vão estando muito por casa, este é um desafio divertido e aliciante, que põe à prova os seus conhecimentos.

Esta ação está alinhada com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas e visa alertar a comunidade, particularmente os mais novos, para a necessidade e importância da conservação da diversidade biológica.

A biodiversidade ou diversidade biológica refere-se à variedade de organismos no mundo e às relações complexas entre os seres vivos e entre eles e o ambiente. A rápida destruição dos habitats e a ameaça ou o efetivo desaparecimento de algumas espécies criaram a necessidade urgente de se proteger o meio natural. A biodiversidade é um bem precioso para o equilíbrio dos ecossistemas naturais e reveste-se de grande importância económica para a humanidade, particularmente ao nível das exigentes necessidades na produção alimentar e no controlo e tratamento de doenças. Em suma, é a base da vida no planeta terra. A riqueza e variedade de vida tornam possível o “fornecimento de serviços” dos quais a população depende, como por exemplo a água potável, o ar e o alimento, entre muitos outros.

Num ano em que o Dia Mundial do Ambiente também será dedicado à biodiversidade, “Esposende diz sim à Biodiversidade!!!”.