Esposende coloca armadilhas para captura de vespa asiática

09 Março 2020

Com o objetivo de reduzir o número de ninhos de vespa velutina nigrithorax, vulgarmente conhecida por vespa asiática, o Município de Esposende está a proceder à colocação de armadilhas em locais do concelho com maior frequência de ocorrência de ninhos, de acordo com identificação dos anos anteriores.

As armadilhas, construídas com materiais reutilizados, serão monitorizadas regularmente, quer para a substituição do isco, quer para contagem do número de exemplares capturados por armadilha. A captura de vespas fundadoras permitirá reduzir o número de ninhos ao longo do ano, minimizando, assim, os impactos negativos que esta espécie tem em todo o ecossistema.

Solicita-se às pessoas que não se aproximem das armadilhas, não toquem nem as vandalizem. A par desta ação do Município, a população também poderá elaborar armadilhas e implementar nas suas propriedades, de modo a contribuir para a redução desta espécie exótica invasora.

Esta ação enquadra-se nos eixos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e faz parte da estratégia de combate a esta praga, que o Município vem desenvolvendo desde a sua deteção, em 2011, através da destruição dos ninhos.

Relembre-se que, aquando da localização de um ninho de vespa velutina, tal deverá ser comunicado através do site stopvespa.icnf.pt, ou junto da Câmara Municipal de Esposende.