Câmara Municipal de Esposende transfere 450 000 euros para Juntas de Freguesia

24 Fevereiro 2020

A Câmara Municipal de Esposende vai conceder apoios financeiros às Juntas de Freguesia do concelho, no montante global de 450 000 euros. A proposta foi hoje aprovada, por unanimidade, em reunião do executivo municipal, e será submetida à apreciação do plenário da Assembleia Municipal, na próxima sessão, que se realizará na próxima sexta-feira, dia 28 de fevereiro, a partir das 20h30.

Em causa está a atribuição de um apoio excecional de 30 000 euros a cada uma das quinze freguesias, para que as Juntas e Uniões de Freguesia possam proceder à execução de pequenas intervenções nas suas localidades.

O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, refere que este apoio “a título perentoriamente excecional, se deve à necessidade urgente de intervenções ao nível das vias e espaços públicos sob a gestão das respetivas Juntas”. Acrescenta que “esta medida consubstancia a agilização de procedimentos e, por conseguinte, a resolução das situações, num mais curto espaço de tempo.

Esta medida enquadra-se no Plano de Investimento nas Freguesias, traçado pelo Município em estreita articulação com as Juntas de Freguesia, tendo presentes os eixos dos ODS da Agenda 2030 da ONU, e que contempla a concretização de um vasto conjunto de intervenções e projetos em todo o território concelhio. Com efeito, estão em curso e/ou em vias de concretização diversas intervenções, estando ainda a ser desenvolvidos diversos projetos, refletindo o plano de desenvolvimento e de melhoria da qualidade de vida no concelho de Esposende.