Câmara Municipal de Esposende distinguida como 'Município Amigo do Desporto'

11 Fevereiro 2020

A Câmara Municipal da Esposende foi distinguida com o galardão “Município Amigo do Desporto”, pela Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (APOGESD). A bandeira, que reconhece as políticas e investimentos que o município tem feito em prol do Desporto, foi atribuída pelo responsável nacional do programa, Pedro Mortágua Soares.
Segundo a organização, um “Município Amigo do Desporto” estabelece e implementa abordagens, com o objetivo de aumentar o desempenho e organização das estruturas que coordenam a atividade desportiva, perseguindo a excelência dos resultados e o desenvolvimento desportivo.
Sendo o desporto, cada vez mais, um fator de desenvolvimento do território e de melhoria da qualidade de vida da sua população, as boas práticas devem ser reconhecidas, partilhando experiências que potenciem o desenvolvimento do desporto português.
A atribuição do galardão “Município Amigo do Desporto” decorre da correspondência a dez áreas de análise: organização, instalações, eventos, programas, estratégias de sustentabilidade ecológica, desporto solidário, parcerias, realidade desportiva, legislação, marketing e inovação.
Durante a visita ao Município de Esposende, Pedro Mortágua Soares teve oportunidade de reunir com o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira e com o vereador com a área funcional do Desporto, Rui Losa, oportunidade que serviu para analisar diversos aspetos relativos à atividade do município de Esposende nas áreas na atividade física e do desporto. Com base nesta intervenção o município estabelecerá um conjunto de ações de melhoria, de acordo com o programa.

Este reconhecimento é fruto da promoção de iniciativas por parte deste executivo, do investimento municipal, do estabelecimento de contratos-programa com associações, clubes e atletas, sempre com vista à dinamização da atividade física, tanto na vertente do desporto federado e não federado, como na promoção do desporto para todos.
As excelentes condições naturais, a diversidade da oferta turística desportiva aliada à qualidade dos equipamentos e infraestruturas existentes, são argumentos que tornam Esposende como um destino turístico de prestígio, palco privilegiado para a realização de inúmeros eventos desportivos regionais, nacionais e internacionais, como são os casos do Concurso Equestre de Saltos Internacional, o encontro BTT Luso-Galaico, a Meia Maratona Esposende, o e torneio de futebol Esposende Cup ou ainda, no remo, o Nelo Summer Challenger.