Biblioteca Municipal de Esposende recebe Afonso Reis Cabral

10 Fevereiro 2020

A Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, de Esposende, vai receber, no próximo dia 22 de fevereiro, às 21h00, Afonso Reis Cabral, vencedor do Prémio Literário José Saramago 2019.

Neste encontro, com entrada livre e gratuita, o escritor abordará o seu percurso literário, dando particular enfâse ao livro "Pão de Açúcar", que lhe valeu a conquista do referido prémio literário e que António Mega Ferreira, enquanto elemento do júri, considerou “que é uma das obras ficcionais portuguesas mais arrebatadoras e poderosas dos últimos anos”. No final da sessão, o autor estará disponível para autógrafos.

O Prémio Literário José Saramago foi criado pela Fundação Círculo de Leitores com o objetivo de homenagear o nobel português. Com um valor pecuniário de 25 mil euros, é um dos mais importantes prémios literários atribuídos no âmbito da lusofonia a autores com obra publicada em português, e com idade não superior a 35 anos, tendo distinguido já Paulo José Miranda, José Luís Peixoto, Adriana Lisboa, Gonçalo M. Tavares, Valter Hugo Mãe, João Tordo, Andréa del Fuego, Ondjaki, Bruno Vieira Amaral e Julián Fuks.

Afonso Reis Cabral nasceu em 1990. Em 2014, ganhou o Prémio LeYa com o romance “O Meu Irmão”. Em 2017, foi-lhe atribuído o Prémio Europa David Mourão-Ferreira na categoria de Promessa, e, em 2018, o Prémio Novos, na categoria de Literatura. No final de 2018, publicou o seu segundo romance, “Pão de Açúcar”, que teve forte acolhimento por parte da crítica. Entre abril e maio de 2019, percorreu Portugal a pé, ao longo dos 738,5 quilómetros da Estrada Nacional 2, tendo registado essa viagem no livro “Leva-me Contigo”. Em outubro de 2019, ao vencer o Prémio José Saramago, consagra-se como um dos jovens autores de quem a literatura portuguesa se pode orgulhar.

Também este mês, no dia 16, a Biblioteca Municipal leva a efeito mais uma Sessão Famílias, desta feita Yoga entre Histórias. Assim, em sessões às 15h30 e às 16h30, Sónia Jacinto apresentará “A lagartinha que tinha um sonho”, convidando as crianças e os pais a exercitar a mente e o corpo, através de uma sessão de Yoga. Dirigida a crianças com idades entre os 4 e os 8 anos, esta atividade é de participação gratuita, contudo, carece de marcação prévia obrigatória, a partir de 10 fevereiro, através do e-mail biblioteca.municipal@cm-esposende.pt ou do telefone 253 960 181.

Estas ações inserem-se na estratégia cultural do Município e na programação da Biblioteca Municipal, enquadrando-se igualmente nos eixos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que a Câmara Município verteu para o seu programa de ação.