Esposende mostra gastronomia e turismo em salão da Galiza

06 Fevereiro 2020

xantar 2

O Município de Esposende está presente no 21.º Salão Internacional de Turismo Gastronómico (Xantar), que decorre até 9 de fevereiro, em Orense, Espanha, prosseguindo a estratégia de promoção do concelho, dando a conhecer a oferta regional de gastronomia e vinhos. A cerimónia de abertura ficou marcada pela visita da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e do Presidente do Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins, ao stand de Esposende.
O evento constituiu mais uma excelente oportunidade para reforçar a visibilidade de Esposende como destino turístico, procurando conquistar novos turistas e visitantes, sobretudo na época baixa, como forma de atenuar as desvantagens da sazonalidade.
A 21.ª edição da XANTAR conta com a participação de 283 expositores e espera receber cerca de 25 mil visitantes, maioritariamente de Espanha e Portugal, mas também diversos operadores da América Latina.
O Município de Esposende apostará na promoção da sua gastronomia, com particular incidência na iniciativa "Março com Sabores do Mar”, aproveitando para divulgar outras temáticas, como o "Caminho Português da Costa" para Santiago de Compostela, a Semana Santa e outros eventos que pretendem conquistar o público da Galiza.
Ao longo dos cinco dias de duração do salão, decorrerão ações de animação e degustação de produtos locais do concelho, nomeadamente vinhos, cerveja artesanal, queijos e doçaria.
A divulgação do “Março com Sabores do Mar” será protagonizada por um ator que, acompanhado do polvo-mascote “Pedrinhas”, interagindo com o público presente no recinto, especialmente junto dos mais novos. Será distribuído material promocional do concelho e sorteado um fim-de-semana em Esposende.
No dia dedicado a Esposende – sábado, dia 8 de fevereiro - o vereador com a área funcional do Turismo, Sérgio Mano, divulgará as linhas estratégicas em que assenta a promoção turística do concelho, nomeadamente o forte investimento no turismo náutico, na gastronomia e no turismo de natureza.
O Xantar é uma referência ao nível dos certames de gastronomia, razão que leva o Município de Esposende a assegurar uma presença distinta, propiciando os contactos com potenciais turistas, mas também com operadores.