'O Espírito da Casa Grande' foi apresentado em Esposende

17 Novembro 2019
“O Espírito da Casa Grande”, livro do historiador e investigador esposendense, Manuel Penteado Neiva foi apresentado, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio. “São oito capítulos que retratam a História de Esposende, desde o século 16 até ao século 19”, sintetiza o autor de uma obra onde cada capítulo aparece acompanhado por uma ilustração do pintor Nuno Mendanha.
“O Município de Esposende dedica grande atenção aos eventos locais, como o projeto Crescimento Arte Teatral em Esposende (CREARTE) que é um grande evento de mobilização do teatro em diversas freguesias. O Amar e Mar também desperta os talentos, com uma forte componente social. A música tem tido grande apoio, com os três coros existentes no concelho e as bandas de música, pela formação que dispensam”, acrescentou o presidente da Câmara Municipal de Esposende, alargando o leque de intervenção cultural na “aposta na escultura que está a ser instalada nas ruas do concelho”. Benjamim Pereira lembrou, ainda, o apoio municipal à literatura e anunciou a criação de um Museu da Gravura.
O presidente da Câmara Municipal de Esposende enalteceu a grande adesão dos jovens, aos múltiplos  projetos culturais concelhios.
Livro que reúne histórias do concelho de Esposende, “correspondendo à cronologia de quase 500 anos de todo o concelho”, esta obra onde “aparecem caraterizados nomes que nos são inteiramente familiares que são os senhores dos acontecimentos, protagonistas dos acontecimentos que conhecemos”, conforme apresentou Agostinho Teixeira.
“O autor é uma entidade que se intromete na atmosfera da Casa da Grande. Conhece e fala do espírito como se fosse ele a usar os profundos e completos tuneis da sabedoria. A estabelecer com o subtexto dos documentos, o pretexto das conversas, num contexto que só a realidade construída ficcionalmente consegue ilustrar, concluiu Agostinho Teixeira.
Apesar de decorrerem, em simultâneo, diversos espetáculos e eventos culturais, o Fórum Municipal ficou completamente lotado para presenciar ao lançamento da última obra literária de Manuel Penteado Neiva, dedicado investigador da História esposendense._DSC0928