Município de Esposende fomenta prática desportiva de diversas modalidades

11 Novembro 2014

A Câmara Municipal de Esposende deliberou proceder à renovação dos Contratos Programa de Desenvolvimento Desportivo com Associações e Federações de modalidades diversas mantendo, assim, o apoio às associações e clubes do concelho, concretamente o apoio à formação.

Para a época 2014/2015 serão celebrados Contratos Programa com as Associações de Andebol, de Basquetebol e de Futebol de Braga, com a Associação de Patinagem do Minho e com as Federações Portuguesas de Canoagem e de Taekwondo, com a Federação Nacional de Karaté de Portugal e com a Federação Portuguesa de Surf. A assinatura destes protocolos terá lugar no próximo dia 23 de novembro, integrada na Gala de Mérito Desportivo do Município.

Através destes Contratos Programa, a Autarquia garante o pagamento das taxas de filiação, inscrição, cartões e seguros dos atletas dos escalões de formação, num investimento que ronda os 50 mil euros por época. Deste modo, o Município contribui para incentivar a prática desportiva junto dos mais novos, promovendo as diversas modalidades.

Na modalidade de Andebol é abrangido o Centro Social da Juventude de Mar, no Basquetebol a Associação Desportiva de Esposende – Seção de Basquetebol e no Futebol são apoiadas a Associação Desportiva de Esposende, o Centro Social Juventude de Belinho, o Clube de Futebol de Fão, o Desportivo Recreativo Estrelas de Faro, o Forjães Sport Clube, o Futebol Clube de Marinhas, o Gandra Futebol Clube, a Associação Juvenil “Fintas” e a União Desportiva de Vila Chã. Na modalidade de Hóquei em Patins e Patinagem o Município apoia o Hóquei Clube de Fão, na Canoagem a Associação Rio Neiva, o Clube Náutico de Fão e o Grupo Cultural, Desportivo e Recreativo de Gemeses, sendo que no Karaté é contemplada a Associação de Karaté de Apúlia e no Taekwondo é apoiado o Taekwondo Clube de Esposende, e no Surf é abrangido o CICS – Esposende Surf Team.

Posteriormente, serão estabelecidos contratos programa com os diversos clubes e associações desportivas referidas, com o objetivo de apoiar a sua atividade regular.

Para além do forte investimento ao nível da construção e requalificação de infraestruturas desportivas, o Município tem mantido o apoio ao associativismo, ciente da importância da prática desportiva das crianças e jovens, mantendo simultaneamente a aposta em programas e ações que potenciam e fomentam a prática desportiva, assim como na organização de grandes eventos que potenciam o concelho em termos desportivos e turísticos.