Gestão da Qualidade e Ambiente do Município de Esposende é exemplo de Gestão Municipal

19 Novembro 2014
O Sistema de Gestão da Qualidade e Ambiente do Município de Esposende foi apresentado e referenciado como um exemplo no 39.º Colóquio da Qualidade, promovido pela Associação Portuguesa da Qualidade (APQ), que decorreu recentemente em Lisboa, sob o tema «Qualidade: uma plataforma segura».

Trata-se de um evento anual que se traduz num debate alargado sobre as práticas de gestão adotadas pelas empresas, administração pública e demais intervenientes no domínio da gestão, com vista a promover a aprendizagem e aprofundamento das técnicas, métodos e perspetiva de desenvolvimento das organizações.

No painel referente à Administração Pública, o Município de Esposende deu a conhecer o seu exemplo de Gestão Municipal, apoiado numa governação eletrónica instigadora de maior eficácia e agilização, procurando sensibilizar para a reestruturação a que, gradualmente, se vem procedendo no seio da Administração Pública, em particular da Administração Pública Local, tendo em conta a sua permanente evolução e adaptação às missões que lhe são reclamadas, e que implicam um vasto conjunto de meios, nomeadamente tecnológicos.

A Autarquia Esposendense fez-se representar neste Encontro pela Vereadora Raquel Vale, responsável pela área funcional – Qualidade, Inovação e Modernização Administrativa, que a par da apresentação do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade e Ambiente (SIGQA), destacou as várias medidas da qualidade postas em prática, tendo como base a gestão integrada da tramitação processual, garantindo aos seus responsáveis a possibilidade de auditarem e gerirem a sua operacionalização. O Município Esposendense considera o Sistema de Gestão da Qualidade como uma mais-valia e um aspeto de sucesso, que permite não apenas o cumprimento das metas traçadas em termos de gestão mas, sobretudo, a prestação de um serviço rápido, fiável, acessível e transparente aos cidadãos.

O colóquio integrou vários outros painéis, que abordaram a qualidade nos seus vários domínios, tendo contado com a participação de diversos organismos públicos e privados de renome nacional, de que são exemplo a Universidade de Évora, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, a Bosch Security Systems, a Yazaki Saltano, entre outras.