Restaurante Varandas do Cávado vence Concurso Gastronómico «Sabores do Campo»

02 Dezembro 2014
Decorreu, no dia 1 de dezembro, no Centro de Informação Turística de Esposende, a entrega dos prémios e diplomas da iniciativa «Sabores do Campo – Gastronomia de novembro», que o Município de Esposende levou a efeito, em colaboração com 19 restaurantes do concelho.
Decorreu, no dia 1 de dezembro, no Centro de Informação Turística de Esposende, a entrega dos prémios e diplomas da iniciativa «Sabores do Campo – Gastronomia de novembro», que o Município de Esposende levou a efeito, em colaboração com 19 restaurantes do concelho, dos quais cinco participaram no Concurso Gastronómico «Sabores do Campo».

O restaurante do Hotel Suave Mar “Varandas do Cávado” foi o vencedor do concurso, com o prato “Posta de vitela com aromas da serra e batata crocante”, tendo conquistado três menções honrosas, nomeadamente “Acompanhamento Vinho”, “Qualidade Serviço” e “Preço/Qualidade”. O restaurante “Bar da Praia” classificou-se em 2.º lugar com a sugestão “Bife do lombo com massa folhada” e alcançou as menções honrosas “Ambiente” e “Inovação”. O 3.º classificado foi o restaurante “Água Pé”, que concorreu com “Bife de vaca à portuguesa” e que foi distinguido também com a menção honrosa “Higiene”. O restaurante pizzeria “Siamo in Due” recebeu a menção honrosa “Promoção Própria”.

Nesta edição participaram 19 unidades de restauração e 7 pastelarias locais, além das unidades de alojamento, algumas das quais ofereceram desconto nas dormidas. Associaram-se também ao evento as cinco quintas produtoras de vinho do concelho, a Cooperativa Agrícola de Esposende, os Lacticínios das Marinhas e a Escola Profissional de Esposende. A todos o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, agradeceu a participação e colaboração neste evento, que tem como grandes objetivos a dinamização da época baixa e a promoção da gastronomia e dos produtos endógenos da região, contribuindo também para suscitar a melhoria contínua das unidades de restauração. O Autarca assinalou que o concurso gastronómico associado ao evento “permite aos restaurantes melhorar e inovar para cativar novos clientes”, sendo, por outro lado, uma forma de lhes dar visibilidade e prestígio, atendendo ao palmarés do júri, que, nesta edição foi constituído por Paulo Sá Machado, pelo Chefe Marco Gomes e pelo Enófilo José Silva.

Em jeito de reflexão, o Presidente da Autarquia quis desmistificar a ideia de que a sazonalidade representa um grande problema. Notou que Esposende regista uma elevada procura durante todo o Verão e que esse período tem sido muito bem aproveitado em termos turísticos. Benjamim Pereira referiu que cabe ao Município complementar essa “época boa” com outros eventos, aposta que tem vindo a fazer em vários domínios, seja no plano desportivo, seja no âmbito da cultura e animação. Deu nota, por outro lado, de que o Município recuperou uma estratégia de cativar visitantes, que passa pela promoção de eventos como congressos e conferências, que reúnem centenas de participantes, “embaixadores do território que levam de Esposende uma boa imagem e que acabam por voltar”, assinalou.

Justamente com o intuito de passar uma boa imagem do Município de forma a cativar cada vez mais turistas e visitantes, a Câmara Municipal entendeu avançar com a elaboração do Plano de Marketing Territorial do Concelho, referiu Benjamim Pereira, revelando que, em 2013, Esposende, com uma oferta de aproximadamente mil camas, registou cerca de 100 mil dormidas, número que “evidencia bem que o Turismo é uma aposta forte do Município”. Neste plano, referiu o Autarca, a Escola Profissional de Esposende tem sido um parceiro fundamental, na medida em que contribui para a formação de profissionais qualificados nas áreas da gastronomia e hotelaria.

Em representação do júri, usou da palavra o Presidente Paulo Sá Machado, da Confraria da Broa de Avintes, assinalando que a gastronomia de Esposende “continua a ser top” e que “mais do que nunca” deve existir uma forte aposta a este nível. Saudou o Município pela aposta que tem vindo a fazer neste domínio e exortou as unidades de restauração locais a empenharem-se para atrair comensais a Esposende, atendendo à elevada qualidade da sua gastronomia e pastelaria. Paulo Sá Machado felicitou os concorrentes desta edição, enaltecendo a qualidade dos produtos e assinalando a “evolução enorme” registada na confeção e apresentação dos pratos.

A Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal fez-se representar por Cristina Mendes, que saudou a Câmara Municipal pela aposta na promoção da gastronomia e na dinamização da região, contribuindo para consolidar a imagem turística de Esposende. Expressou palavras de incentivo aos agentes da restauração “pela arte de bem receber e pela autenticidade e busca contante de fazer cada vez melhor”. A terminar, manifestou total disponibilidade para continuar a colaborar com o Município de Esposende na promoção e valorização do concelho.