Município de Esposende investe na plantação de árvores no concelho

04 Dezembro 2014
No âmbito do Projeto «Arborizar o concelho», a Câmara Municipal de Esposende, em colaboração com a empresa municipal Esposende Ambiente, vai promover, até ao final do ano, a plantação de cerca de 180 árvores, num investimento de aproximadamente 6600 euros.

A medida visa colmatar as necessidades existentes em vários arruamentos do concelho, onde as caldeiras inseridas em zonas pedonais e de estacionamento automóvel, por motivos vários, se encontram vazias, com plantas mortas ou ainda doentes e danificadas.

A plantação de árvores jovens nos espaços urbanos constitui uma componente fundamental na valorização da paisagem urbana que, pelo vasto conjunto de funções que estas desempenham, assume cada vez maior significado na valorização estética e ambiental do concelho. Muito para além de embelezar, as árvores desempenham também um papel fundamental na redução de vários tipos de poluição, principalmente do ar, visual e sonora, facilitando ainda a infiltração e a condução da água no solo, para além de absorverem dióxido de carbono existente na atmosfera, libertando oxigénio essencial ao bem-estar e à vida.

Através deste projeto de plantação de árvores, para além de contribuir para o aumento da qualidade de vida da população, o Município de Esposende pretende sensibilizar para a importância das árvores nas zonas urbanas, como um património essencial a preservar.