Relatório de Gestão de 2014 do Município de Esposende reflete situação financeira exemplar

16 Abril 2015

Apesar da difícil conjuntura que o país atravessa, o Município de Esposende, ao contrário do que sucede com muitos municípios, continua a apresentar uma situação financeira exemplar, tendo transitado de ano com saldo orçamental positivo (superavit) na ordem dos 3,37 milhões de euros.

Apesar da difícil conjuntura que o país atravessa, o Município de Esposende, ao contrário do que sucede com muitos municípios, continua a apresentar uma situação financeira exemplar, tendo transitado de ano com saldo orçamental positivo (superavit) na ordem dos 3,37 milhões de euros e um resultado líquido do exercício no valor de 2 596 951,09 euros.

O Relatório de Gestão de 2014, hoje aprovado em reunião de Câmara, com os votos favoráveis do PSD e do CDS/PP e a abstenção do PS, espelha o rigor, equilíbrio e sustentabilidade deste que foi o primeiro ano de gestão do atual executivo, que se traduz em níveis de execução bastante elevados, 102,7% no orçamento da receita, 84,9% no orçamento da despesa e 77,5% no Plano Plurianual de Investimentos.

Em termos de capacidade de endividamento, o Município terminou o ano com uma margem positiva superior a 9 milhões e sem dívidas de curto prazo. Os empréstimos assumidos conheceram, no ano de 2014, uma diminuição de 16%, ou seja, de 1,27 milhões de euros, cifrando-se agora em 6.577.132,90 euros.

Não obstante os condicionalismos decorrentes da atual conjuntura, o investimento municipal não recuou, tendo sido concretizado um conjunto de obras e reforçado o apoio às famílias, através de incentivos de âmbito social, de que são exemplo a atribuição dos manuais escolares a todos os alunos do 1.º Ciclo, a comparticipação do transporte escolar para além daquilo a que se encontra legalmente obrigado, para além da continuidade no desagravamento da taxa de IMI, bem como de quase todas as taxas administrativas em vigor no Município.

O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, refere que os resultados apresentados são reflexo do “orçamento realista” delineado e da gestão rigorosa que tem sido seguida. “Sinto-me orgulhoso de ser Presidente de uma Câmara Municipal que apresenta estas contas, considerando que há municípios com imensas dificuldades de ordem financeira, afirmou o Autarca, adiantando que, “na perspetiva fundada em torno de um novo quadro comunitário de apoio Portugal 2020, continuaremos a engrandecer o nosso Município, com novos investimentos, que vão de encontro aos anseios e necessidades das nossas comunidades, que temos vindo a identificar nas recentes visitas às Freguesias”.