Presidente da Câmara Municipal presente no lançamento do livro «Alma de Loba» de Mena Faria

20 Abril 2015
O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, marcou presença na sessão de apresentação do livro «Alma de Loba», da autoria de Mena Faria, que decorreu, ontem, na antiga sede da Junta de Freguesia de Curvos.

Benjamim Pereira felicitou a autora curvense pela edição deste livro e assinalou a profundidade dos seus poemas, através dos quais expressa os seus sentimentos em relação à realidade que a rodeia. O Autarca realçou a riqueza literária das gentes de Curvos e saudou a União das Freguesias de Palmeira de Faro e Curvos pelo apoio a esta edição e “por manter esta vontade pelo mundo dos livros”.

“É um orgulho, enquanto Presidente da Câmara Municipal, sentir que temos um Município com tanta gente de valor”, afirmou Benjamim Pereira, notando que “Esposende tem tido uma dinâmica extraordinária com constantes eventos culturais”. A título de exemplo, apontou os projetos na área da música, referindo também o projeto da dinamização do teatro no concelho que agora começa a dar os primeiros passos. O Autarca assinalou que Esposende está num patamar diferente relativamente a outros municípios, com uma situação financeira perfeitamente estabilizada e onde há um conjunto de respostas sociais adequadas às necessidades da população, estando, por isso, em condições de reforçar a aposta na cultura.

O Presidente da União das Freguesias de Palmeira de Faro e Curvos, Jorge Filipe, referiu que “Curvos é rico a nível literário” e que a Autarquia que lidera tem o gosto de se associar à divulgação dos seus autores. “Não fazemos mais do que a nossa obrigação ao apoiar esta iniciativa”, afirmou, felicitando a autora pela obra, que “reflete a sua vivência enquanto mulher, mãe e dona de casa e exprime a sua simplicidade e humildade”.

A apresentação do livro e da autora coube ao autor do Prefácio e do Posfácio, José Rodrigues, que interpretou musicalmente temas de Zeca Afonso e recitou alguns poemas de Mena Faria. José Rodrigues explicou que esta é a 2.ª edição de uma publicação, que a autora havia lançado, em 2011, numa edição limitada à família. “Alma de Loba é um livro de poemas que nos arrebata pela força das palavras”, disse, acrescentando que a autora “é uma autodidata versátil”. A sessão contou ainda com a declamação de alguns poemas de Mena Faria por vários convidados.