Esposende Ambiente recebe selo de «Qualidade do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos»

24 Abril 2015
A empresa municipal Esposende Ambiente recebeu, ontem, o selo de «Qualidade do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos», atribuído pela ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.

A distinção foi conferida na cerimónia de entrega dos “Prémios de Qualidade de Serviço em Águas e Resíduos”, que decorreu ontem em Lisboa, no âmbito do no âmbito do 9.º Fórum Nacional de Resíduos.

Tendo como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos sólidos urbanos, estes prémios são atribuídos anualmente pela ERSAR e Jornal Água&Ambiente, em colaboração com a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) e Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

Este ano, pela primeira vez, foram atribuídos selos de “Qualidade do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos”, prémio que foi alcançado pela Esposende Ambiente, evidenciando as entidades prestadoras de serviços de gestão de resíduos que, no último ano de avaliação pela ERSAR, cumpriram todos os critérios do respetivo regulamento.

A Administração da Esposende Ambiente refere que “este prémio comprova a excelência do serviço que é prestado pela empresa”, acrescentando que “os excelentes resultados devem-se também ao empenho de dois parceiros, por um lado a RESULIMA, que constitui o sistema multimunicipal do qual Esposende é acionista e que gere o aterro sanitário e a recolha dos resíduos destinados para valorização (ecopontos), e, por outro, a SUMA, empresa que executa a recolha dos resíduos indiferenciados e a gestão do parque de contentores”.

Este galardão irá, certamente, constituir um incentivo para todas as partes interessadas, nomeadamente para os cidadãos, para que continuem e incrementem a aplicação de boas práticas no que diz respeito à gestão de resíduos, nomeadamente realizando a recolha seletiva e o bom uso dos equipamentos.