Município de Esposende é parceiro em Programa de Valorização do Rio Cávado

29 Abril 2015
Enquanto membro da CIM Cávado - Comunidade Intermunicipal do Cávado e da Agência de Energia do Cávado, o Município de Esposende associa-se à promoção de um conjunto de iniciativas, no âmbito do Programa de Ação para Valorização do Rio Cávado designado AQUA Cávado - «O rio que nos une».

O programa, que tem como embaixador o canoísta Emanuel Silva, visa destacar a importância e promover a utilização e a conservação do rio Cávado e seus afluentes, atendendo ao valor crescente do seu património ambiental e natural e à importância da preservação do equilíbrio dos seus ecossistemas naturais e considerando ainda que um dos maiores desafios do século XXI é o combate à escassez da água. Neste sentido, os Municípios da CIM Cávado - Esposende, Amares, Barcelos, Braga, Terras de Bouro e Vila Verde, em parceria com outras entidades, desenvolverão diversas atividades, orientadas para a população em geral.

O programa iniciou-se no passado dia 23 de março, Dia Mundial da Água, com a realização de um seminário, no Mosteiro de Tibães, o que pretendeu promover a reflexão sobre a importância da água e dos recursos hídricos da região.

Integrado neste programa de ação, o Município de Esposende vai organizar, no próximo dia 31 de maio, a Caminhada “Cávado, o rio que nos une”, a realizar entre Barcelos e Esposende, pela margem esquerda do Rio Cávado, com partida às 8h30, da Junta de Freguesia de Barcelinhos. A atividade propõe dois percursos, um com grau de dificuldade médio, numa extensão de 12 Km, que termina no Marachão, em Rio Tinto, e o outro com grau de dificuldade médio/alto, ao longo de 21 Km, até à Alameda do Bom Jesus, em Fão. Mais informações disponíveis em www.esposende2000.pt.

“Dias a Viver a Água” é outra das atividades a desenvolver por cada um dos Municípios, direcionada aos alunos dos 1.º e 2.º ciclos e que visa proporcionar experiências e transmitir conhecimento sobre diversas temáticas relacionadas com a água do Rio Cávado. O programa integra a visita ao Mosteiro de Tibães e desenvolvimento de experiências relacionadas com a temática água, um piquenique à beira rio, em Barcelos, seguida da visita ao Centro de Educação Ambiental de Esposende e Parque Natural do Litoral Norte. Esposende vai levar a efeito esta atividade nos dias 2 de julho e 30 de setembro.

O programa integra também sessões de cinema, para os alunos dos 2.º e 3.º ciclos, com exibição de obras documentais relacionadas com a temática, com o objetivo de sensibilizar o público para as questões da água e dar a conhecer alguns trabalhos relacionados com a água. Esposende tem sessão agendada para 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente.

No âmbito do AQUA Cávado, está a decorrer também um Concurso de fotografia, subordinado ao tema “Cávado: O rio que nos une”, que tem por objetivos incentivar a participação cívica e a criatividade da população do vale do Cávado, selecionar fotografias que captem uma visão sobre a água e as paisagens ribeirinhas e contribuir, de forma singela, para a preservação deste recurso hídrico.

Como o intuito de analisar e perspetivar alguns projetos e oportunidades para a valorização dos recursos hídricos do vale do Rio Cávado, irá realizar-se, no dia 1 de outubro, no Centro de Educação Ambiental de Esposende, o Seminário “Perspetivas de valorização do Rio Cávado”. Numa organização conjunta do Município de Esposende, CIM Cávado e Agência de Energia do Cávado, a iniciativa destina-se a executivos e técnicos municipais, entidades relacionadas e à população em geral.