Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Município de Esposende vai participar em mais uma edição do Vinho Verd Fest

13 Maio 2015

À semelhança do ano passado, o Município de Esposende vai marcar presença no evento «Vinho Verde Fest», que decorrerá entre os próximos dias 15 e 17 de maio, no Parque de Exposições de Braga.

À semelhança do ano passado, o Município de Esposende vai marcar presença no evento «Vinho Verde Fest», que decorrerá entre os próximos dias 15 e 17 de maio, no Parque de Exposições de Braga.

Esposende vai fazer-se representar ao nível da Gastronomia e Vinhos, produto estratégico e prioritário para o Município, aproveitando, deste modo, a oportunidade para dar a conhecer as suas potencialidades e convidando os visitantes a conhecerem o seu território.

Assim, no que respeita aos Vinhos estarão presentes os produtores engarrafadores do concelho, designadamente as Quintas de Góios, de Curvos, da Calça, da Seara e de São Cláudio. No espaço Esposende poderá ainda ser visionado o filme promocional do concelho e visitada uma exposição de material alusivo a várias atividades desportivas e de lazer que se podem praticar em Esposende. As empresas de animação turística do concelho podem ainda aproveitar o espaço para a promoção da sua oferta, junto do público visitante.

Pertencendo à grande Região Demarcada dos Vinhos Verdes e à sub-região do Cávado, o concelho de Esposende possui algumas particularidades que conferem excelência à produção vinícola. Com efeito, a cordilheira montanhosa, ao barrar a penetração do ar húmido do mar, proporciona o aparecimento de pequenas bolsas de mesoclima ameno marcado pela suavidade das temperaturas favorável à vinha, a que se acrescentam uma topografia de meia encosta bem exposta ao Sol e um solo saibrento, arenoso e pobre.

A qualidade dos vinhos reside também na escolha e cultivo de castas únicas, nomeadamente a casta branca Loureiro, secundada pelo Arinto e Trajadura, enquanto nas tintas existe o Vinhão casta capaz de proporcionar vinhos carregados de cor. Fator a ter em conta é também o uso de formas de condução de média a grande expansão vegetativa, que ajudam a traçar o perfil destes vinhos, que se destacam pela pureza, simplicidade, frescura extrema e suavidade.

De uma maneira geral os vinhos brancos caracterizam-se pelo intenso perfume floral e frutado da casta Loureiro, um vinho seco e com muito carácter, capaz de deslumbrar pela sua frescura e elegante corpo, a consumir acompanhando marisco, pratos de peixe do mar, de preferência grelhados ou assados, carnes de capoeira e queijos de pasta mole. Nos anos de excelente maturação esta casta também permite a obtenção de um vinho aperitivo. Já o tinto da casta Vinhão possui cor retinta vermelho rubi, intenso aroma a frutos silvestres, sabor acídulo, fresco e leve, ótima companhia para a culinária minhota, nomeadamente o arroz de sarrabulho, o cabrito assado, a lampreia e de uma maneira geral todos os pratos de carnes vermelhas.

Nos últimos anos vários têm sido os vinhos produzidos no concelho premiados em concursos internacionais, pelo que, nesta mostra, em associação com a gastronomia e doçaria local, os visitantes serão convidados a conhecer um pouco melhor a qualidade dos produtos do concelho.