Prémios Viana de Lima/Câmara Municipal de Esposende distinguem melhores alunos

15 Maio 2015

Em cerimónia realizada, hoje, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, o Município de Esposende procedeu à entrega dos Prémios Viana de Lima/Câmara Municipal de Esposende relativos ao ano letivo 2013/2014, distinguindo Maria Eduarda Souto de Moura e Ana Margarida Rocha.

Em cerimónia realizada, hoje, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, o Município de Esposende procedeu à entrega dos Prémios Viana de Lima/Câmara Municipal de Esposende relativos ao ano letivo 2013/2014, distinguindo Maria Eduarda Souto de Moura, melhor aluna no mestrado integrado em arquitetura, e Ana Margarida Rocha, melhor aluna no mestrado em pintura.

Estes prémios, no valor unitário de 2000 euros, foram atribuídos pelo segundo ano consecutivo, no âmbito de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Esposende e a Universidade do Porto, dando cumprimento à vontade, expressa em testamento, do Arquiteto Viana de Lima. De acordo com o protocolo, formalizado em 2010, o Município de Esposende assume a gestão da Casa das Marinhas, da autoria de Viana de Lima e propriedade da Universidade do Porto, comprometendo-se a distinguir, anualmente e durante 30 anos, os dois melhores alunos dos cursos de Arquitetura e de Belas Artes, sendo que findo esse prazo, o imóvel passa a ser propriedade municipal.

A atribuição destes prémios, para além de cumprir a intenção declarada do Arquiteto Viana de Lima, destina-se ainda a homenagear e conservar a sua memória, enaltecendo o relevante tributo da sua obra para a história da arquitetura nacional e a cultura artística de um modo geral.

O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, felicitou as premiadas, assinalando que o prémio é o reconhecimento do seu trabalho, e destacou o facto de dividirem o mérito com todos quantos contribuíram para a sua formação. O Autarca expressou o desejo de que esta distinção sirva de exemplo e estímulo para outros jovens.

Considerando que as vencedoras terão agora de encarar um desafio maior, o ingresso no mercado de trabalho, num contexto difícil, Benjamim Pereira exprimiu palavras de incentivo e de esperança. Deixou agradecimentos à Universidade do Porto pela parceria que mantém como o Município e manifestou total disponibilidade para alargar o âmbito da cooperação. Referiu, aliás, que os Prémios Viana de Lima não são atribuídos pelo Município, mas por ambas as entidades, ao abrigo do protocolo estabelecido.

Benjamim Pereira destacou o “enorme altruísmo” de Viana de Lima pela cedência da Casa das Marinhas à Universidade do Porto, permitindo que o seu legado possa ser útil no plano cultural e das artes, acrescentando que o seu espírito abnegado constitui “um bom exemplo, sobretudo para os jovens”.

Na oportunidade, o Presidente da Câmara Municipal destacou a relevante aposta que o Município tem desenvolvido no plano cultural, em vários domínios, diferenciando-se, neste aspeto, de vários outros municípios que, por força da sua difícil situação financeira, não estão em condições de canalizar investimentos para a área da Cultura.

Em representação da Universidade do Porto, o Diretor da Faculdade de Belas Artes, José Paiva, louvou a iniciativa do Município, “que transporta o nome do Arquiteto Viana de Lima, conferindo-lhe prestígio e responsabilidade”. Para além da “preciosidade” dos prémios, José Paiva destacou a preocupação da Câmara Municipal de Esposende em dar um outro espaço à arte e à cultura.

José Paiva referiu ainda que, mais do que o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas jovens premiadas, o prémio origina um grau de responsabilidade para o futuro. Manifestou-se, contudo, otimista e convicto de que estas “vão dar respostas positivas”.

Afirmando que o tempo presente “é de grande restrição da arte e da cultura”, o Diretor da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto manifestou a expetativa de que “esta cerimónia signifique que estamos juntos para criar mais presença da arte e da cultura na nossa sociedade”.

As galardoadas Maria Eduarda Souto de Moura e Ana Margarida Rocha agradeceram ao Município a distinção como valorização do seu trabalho. Eduarda Souto de Moura, licenciada em Arquitetura, aproveitou a oportunidade para expressar o seu “descontentamento com as condições atuais do setor”, dizendo que “há que ter orgulho e respeito por esta profissão”. Ana Margarida Rocha saudou a Autarquia pelos Prémios Viana de Lima, dizendo que “é de louvar iniciativas como estas que revelam particular apreço pela cultura e pelas artes”.

De acordo com o regulamento dos prémios, as premiadas entregaram ao Município uma obra/trabalho da sua autoria que irão integrar e valorizar o Fundo Viana de Lima.