«Esposende, Terra de Mar» aposta no Turismo Náutico

18 Maio 2015
O Município de Esposende vai promover, entre os próximos dias 29 e 31 de maio, o evento «Esposende, Terra de Mar», com o intuito de afirmar o território concelhio como destino de excelência em termos de produtos e serviços ligados ao Turismo Náutico.

A iniciativa vai repartir-se por vários locais da cidade e integrará, entre várias outras atividades, o Encontro de Embarcações Tradicionais, a Feira do Mar, o Festival Gastronómico do Mar, as comemorações do Dia Nacional do Pescador, bem como a habitual Feira de Artesanato, propositadamente adiada para integrar o evento e que terá como temática os motivos marítimos.

A Feira do Mar, que decorrerá na Zona Ribeirinha de Esposende, vai contar com a participação de vários agentes locais que desenvolvem a sua atividade no âmbito da náutica de recreio, construção naval, transportes marítimos e da animação turística, assim como os clubes náuticos e o Parque Natural do Litoral Norte.

No Largo do Mercado vai decorrer o Festival Gastronómico do Mar, organizado pela Junta de Freguesia da União de Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, onde irá estar em evidência o “Polvo da Pedra à Esposende”, um prato identitário desta Terra de Mar. Ao longo dos três dias do evento, para além do polvo, haverá um conjunto muito variado de sugestões gastronómicas, com destaque para as iguarias provenientes do mar e dos rios Cávado e Neiva, estando assegurada também animação musical.

Outros dos atrativos desta primeira edição do evento “Esposende, Terra de Mar” será o Encontro de Embarcações Tradicionais, que irá trazer animação à cidade e ao estuário Rio Cávado, numa organização da Associação Fórum Esposendense.

No dia 31 de Maio será assinalado o Dia do Pescador pela Associação dos Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende, que inclui no programa, entre outros, a Procissão ao Mar.

Integrado também no evento, no Museu Municipal de Esposende, vai estar patente, a partir do dia 29 e até final de outubro, a Exposição “Tradição Viva: a comunidade piscatória de Esposende – memórias e tradições”.