Centro de Educação Ambiental acolhe exposição «Os nossos cágados»

27 Maio 2015
Integrado na Semana do Ambiente do Município de Esposende, o Centro de Educação Ambiental, em Marinhas, tem patente, até ao próximo dia 21 de junho, a exposição «Os nossos cágados», composta por painéis expositivos e fotografias da autoria do biólogo Vasco Flores Cruz.

A mostra visa sensibilizar para a problemática da introdução de espécies exóticas e alertar para os impactes decorrentes da proliferação das espécies invasoras nas comunidades autóctones.

Para além de dar a conhecer os cágados autóctones, o Cágado-mediterrânico e o Cágado-de-carapaça-estriada, esta exposição apresenta a sua biologia e as ameaças à sua conservação, nomeadamente as principais consequências resultantes da introdução inadvertida e inconsciente de tartarugas de água doce, como a Tartaruga-da-Flórida, em habitats naturais, como os rios e estuários.

De modo a consolidar o interesse na conservação das espécies autóctones e a enriquecer a experiência de quem visita a exposição, a vertente expositiva é complementada com a leitura de um conto infantil e a realização de diversas atividades didáticas relacionadas com a temática.