Município de Esposende assinala Dia Internacional da Biodiversidade

27 Maio 2015

No âmbito do Dia internacional da Biodiversidade, o Município de Esposende está a desenvolver uma ação de controlo de infestantes lenhosas inseridas no espaço florestal do Parque Natural do Litoral Norte.

Para além dos meios próprios da Câmara Municipal, esta ação conta com a colaboração da Junta da União das Freguesias de Apúlia e Fão e da equipa de Sapadores Florestais protocolada com a Associação Florestal do Cávado, tendo ainda o apoio do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.

Diminuir o risco de incêndio local, combater as espécies invasoras, criar melhores condições para o desenvolvimento da vegetação autóctone e potenciar a atratividade do emblemático Pinhal de Ofir são os principais motivos desta ação.

A biodiversidade representa uma riqueza natural e ambiental, com implicações diretas a nível social e cultural com influência direta na qualidade de vida da espécie humana. Uma das ameaças à biodiversidade autóctone consiste na introdução de espécies exóticas, quer sejam animais ou vegetais. Assim, no sentido de prestar tributo e auxílio à biodiversidade local está a ser efetuada uma significativa ação de controlo de espécies invasoras, que deverá estar concluída em meados do mês de junho, abrangendo uma área de 7,5 hectares.