«Esposende, Terra de Mar» arranca amanhã

28 Maio 2015
A cidade de Esposende vai registar intensa atividade no próximo fim de semana, com a realização do evento «Esposende, Terra de Mar», com enfoque no Turismo Náutico. A sessão de abertura está marcada para amanhã, dia 29, às 19h00, na Zona Ribeirinha de Esposende, com a presença do Presidente da Câmara Municipal.
A cidade de Esposende vai registar intensa atividade no próximo fim de semana, com a realização do evento «Esposende, Terra de Mar», com enfoque no Turismo Náutico. A sessão de abertura está marcada para amanhã, dia 29, às 19h00, na Zona Ribeirinha de Esposende, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira.

Afirmar o território concelhio como destino de excelência em termos de produtos e serviços ligados ao Turismo Náutico é o objetivo primordial deste evento, cujo programa integra um conjunto muito variado de iniciativas, como o Encontro de Embarcações Tradicionais, a Feira do Mar, o Festival Gastronómico do Mar, as comemorações do Dia Nacional do Pescador e a habitual Feira de Artesanato. A par da vertente comercial, haverá animação associada ao evento, nomeadamente atividades direcionadas para diferentes públicos.

Assim, no sábado, às 11h00, haverá uma aula de body combat, e entre as 16h00 e as 18h00, quem desejar pode experimentar gratuitamente um jet ski com monitor, no estuário do rio Cávado. No sábado e no domingo, igualmente entre as 16h00 e as 18h00, os interessados podem experimentar canoagem normal e adaptada, bem como aulas de surf na praia de Ofir com desconto, ou de paddle surf a um preço simbólico, no estuário do rio Cávado.

Durante todo o fim de semana, os visitantes poderão divertir-se gratuitamente com balance boards e skates no recinto da Feira do Mar ou fazer alguns questionários de quiz sobre destinos turísticos, fauna e flora de Portugal e informática. Para além disso, realizar-se-ão ações de educação ambiental, pinturas faciais e modelação de balões para os mais pequenos, estando a restante animação do recinto a cargo dos “Mimos”. No domingo, da parte da tarde, os mais pequenos poderão divertir-se nos insufláveis que serão disponibilizados no recinto da Feira do Mar.

Do programa de animação do Festival Gastronómico, consta na sexta-feira, às 21h30 o espetáculo de “Joana D´Arc Show”, no sábado, no mesmo horário, subirá ao palco “Augusto Canário”. No domingo, às 15h00, terá lugar um Festival de Folclore do Mar, intitulado “Evocação do Mar”, com a participação do Grupo de Sargaceiros da Casa do Povo de Apúlia, Grupo Folclórico de Castelo de Neiva e Grupo Folclórico Pescadores das Caxinas e Poça da Barca, sendo que, às 19h00, acontecerá o espetáculo musical com “Serginho Acústico”.

O programa de animação do evento inclui, ainda, no sábado, às 16h00, um roteiro de visita ao concelho, com degustação de produtos locais, e, no domingo, à mesma hora, uma visita à Rede de Museus do Mar. Ambas as atividades são gratuitas, sendo que os interessados deverão inscrever-se antecipadamente, até à próxima sexta-feira, através do e-mail turismo@cm-esposende.pt ou pelo telefone 253960100.

A Feira do Mar, que decorrerá na Zona Ribeirinha de Esposende, vai contar com a participação de vários agentes locais que desenvolvem a sua atividade no âmbito da náutica de recreio, construção naval, transportes marítimos e da animação turística, assim como os clubes náuticos e o Parque Natural do Litoral Norte.

No Largo do Mercado vai decorrer o Festival Gastronómico do Mar, organizado pela Junta de Freguesia da União de Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, onde irá estar em evidência o “Polvo da Pedra à Esposende”, um prato que se pretende identitário desta Terra de Mar. Ao longo dos três dias do evento, para além do polvo, haverá um conjunto muito variado de sugestões gastronómicas, com destaque para as iguarias provenientes do mar e dos rios Cávado e Neiva, estando assegurada também animação musical.

Outros dos atrativos desta primeira edição do “Esposende, Terra de Mar” será o Encontro de Embarcações Tradicionais, que irá trazer animação à cidade e ao estuário Rio Cávado, numa organização da Associação Fórum Esposendense.

No dia 31 de maio será assinalado o Dia do Pescador pela Associação dos Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende, que inclui no programa, entre outros, a Procissão ao Mar.

Integrado também no evento, no Museu Municipal de Esposende acolhe a Exposição “Tradição Viva: a comunidade piscatória de Esposende – memórias e tradições”.